FAMILIA CARISMÁTICA


         Como decisão do XVII Capítulo do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs e Leigos se reuniram para fazer a reflexão sobre Família Carismática.
         Irmã Lúcia Mangolim e Irmã Neli Faccin estiveram de 24 a 28 de fevereiro deste ano no Encontro promovido pelo Governo Geral, para percebermos onde está vivo o Carisma de Madre Clélia na Igreja e n mundo. 
        Estivemos reunidas, 24 irmãs das diversas obras do Instituto e que acompanham grupos de leigos com muita dinamicidade vivendo a Espiritualidade do Coração de Jesus no Carisma de Clélia Merloni. Percebemos que o Espírito Santo suscita ainda hoje e continua chamando as vocações para a Igreja.
           A partir do Batismo, todos fomos chamados à santidade e, cada um, na sua vocação específica responde a esse dom, conforme o Espírito ilumina. Para seguir o Carisma de um fundador ou fundadora, a pessoa precisa sentir-se chamada e com discernimento e oração responder. Por isso, o Carisma recebido por Madre Clélia é um dom na Igreja que continua motivando muitos jovens, famílias e pessoas individualmente para amar e fazer amado o Coração de Jesus.
            Com momentos de oração, palestras, partilhas, discernimento e ajuda de sacerdotes e da leiga Murialdina, profª Nunzia, saímos do Encontro com muita disposição para estar entre nós e com os leigos em constante diálogo para clarificar o que e como queremos nossa família. A partir daí, começamos a repassar a reflexão feita e a dialogar entre nos e com os leigos sobre o assunto.
            O primeiro Encontro para o Repasse e para nossa reflexão aconteceu dia 0 de abril em Curitiba, no Colégio Sagrado.

            O segundo Encontro, para as comunidades das Irmãs e Grupos de Leigos, foi em Bento Gonçalves, dia 30 de abril. Dia 03 de junho, o mesmo foi realizado em Florestópolis para as comunidades e grupos da região.
            Foi proporcionado reflexão para todos os membros do Instituto, pois em todas as províncias, as irmãs participantes do Encontro de fevereiro programaram este momento especial. a vibração e a alegria entre nós irmãs e leigos foi grande. não podemos deixar de registrar a felicidade das irmãs das casas de repouso em sentir vivo o Espírito e o Carisma de Madre Clélia também entre leigos.
            Para contemplar todas as comunidades e grupos de Leigos da Província do Paraná, foi realizado um segundo encontro em Curitiba, na Escola Social Madre Clélia. Foi realmente uma bênção.








             Em fase de reestruturação, a qual passa nosso Instituto, precisamos saber ouvir, dialogar, acolher e participar, para juntos descobrirmos a que o Espírito nos chama no hoje da Igreja, da sociedade e do mundo. É importante estarmos sempre mais abertos e abertas para que a graça divina possa em nós trabalhar. 

 Agradecemos os que conosco estiveram na reflexão e juntos

fortalecemos o Carisma vivenciando o AMOR.





Comentários