As praticas quaresmais

           Estamos no início da quaresma, e a liturgia deste primeiro domingo nos convida a planejar este tempo especial que a Igreja nos oferece para crescer em Deus.
          Para tanto é nos apresentadas as praticas quaresmais: ORAÇÃO, JEJUM E CARIDADE.
          Mas, qual a finalidade das praticas quaresmais?
          Pela oração nos aproximaremos mais de Deus, e ela tem por finalidade levar o cristão ao crescimento interior e espiritual.
         O jejum, nos convida ao gesto de pequena sou grandes renúncias, sacrifíos com a finalidade de dar testemunho do que é ser cristão. Por exemplo, podemos e devemos fazer o exercício do jujem da língua, deixando de fofocar, criticar, menosprezar os outros. Esta prática fará muito bem a quem a praticar e servirá de testemunho para o próximo.
        A caridade, não significa apenas dar bens meteriais aos outros. Exige mais, sermos dons para o outro. Dar do nosso tempo. Saber ouvir com atenção quem nos interpela. "Gastar tempo" com as pessoas de nossa casa, procurando ajudá-las em suas necessidades.
        Podemos perceber que o jejum e a caridade sem a oração não faz sentido. Os três formam um conjunto no qual um depende do outro para fazer sentido.
        Vamos nos preparar para a Festa da Páscoa com o compromisso diário de vivermos as práticas quaresmais na simplicidade de nossa vida quotidiana.
        Abençoado tempo de quaresma. Participemos da via sagra em nossas Igreja.
          

Comentários