O presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli, abriu ontem, 25, em Roma, o Congresso Internacional sobre família, que discute o tema “A família cristã, sujeito de evangelização”. “A família cristã desde sempre foi a principal via de transmissão da fé e ainda hoje tem grandes possibilidades de evangelização”, disse o cardeal.
Segundo o Pontifício Conselho, o objetivo do Congresso é reforçar o papel da família como “destinatária e comunicadora da mensagem evangélica por meio de uma resposta onde ao mesmo tempo se aceite o anúncio, se inicie um compromisso propositivo e um forte testemunho de um estilo de vida autenticamente cristão".
Mais de 200 pessoas participam do Congresso, que termina amanhã, 27, na Basílica de São Pedro, com a participação dos congressistas da “Vigília pela vida nascente”, presidida pelo Bento XVI.
Durante o evento, serão apresentadas 66 experiências de como a família é hoje e como pode ser protagonista de uma fé que muda corações e a sociedade. As experiências foram selecionadas dentre as 187 enviadas ao Pontifício Conselho para a Família, que as solicitou aos bispos de todo o mundo.
De acordo com o cardeal Antonelli, o Congresso representa “a inauguração oficial de um processo permanente de comunicação de experiências e testemunhos da pastoral familiar” . “Gostaríamos de ativar um processo contínuo que recolha e coloque em circulação, após adequado discernimento, as experiências que são mais relevantes e mais idôneas, para que inspire e estimule novas experiências”, disse.
A ideia de trazer as experiências é justificada, segundo o cardeal, porque elas “falam com a linguagem dos fatos e são mais persuasivas do que as idéias, porque não indicam somente o que se deve fazer, mas também aquilo que com a ajuda de Deus é possível fazer”.
Fonte: Site da CNBB
Comentários