Agenda



GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni

A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano C – Reflexão2 Abril


Educar o coração ao amor e a misericórdia

Somos presos ao presente e não pensamos nunca na eternidade. Temos necessidade de educar o coração ao amor e a misericórdia. A misericórdia é uma força potente de reintegração que brota do Coração de Cristo e, graças a Igreja, podem-se atingir muitas pessoas, também aquelas que estão longe de Deus.

Avançando na dureza da vida, o crente descobre a misericórdia materna e paterna de Deus. Só nessa perspectiva que podemos compreender o significado dos eventos de nossas vidas e de nossa história humana.

A misericórdia é remédio para o coração.

A Palavra de Deus

Como Deus ama o homem, assim também o homem é chamado a amar seu irmão, envolvendo-se emocionalmente ou pela prática da misericórdia. Jesus preferia a companhia dos pecadores, se alimentava com eles e não os condenava se eles não se convertiam. Assim, os pecadores, como Zaqueu, Mateus, e, sobretudo aos ladrões é que se ouve dizer: “Em verdade vos digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc 23,43). Isto vem depois que Jesus havia orado: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo." (Lc 23,34).  A oração que Jesus dirige ao Pai, não foi nada além que orar por aqueles que o crucificaram.

“Como eu vos amei, também vós deveis amar uns aos outros. Deste modo saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”(Jo 13,24s). É por isso que Jesus disse: "Ide e aprendei o que significa: Misericórdia que eu quero, e não sacrifício" (Mt 9,13; cf também Mt 12,7). Jesus veio para ensinar o amor fraterno e a misericórdia. Como consequência lógica, o juízo universal não pode ser feito senão sobre o amor: "Eu estava com fome, com sede, estava nu, na prisão... e você me ajudou, então venha para o reino preparado para vós... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno!” (cf Mt 25,31-46).

O Samaritano misericordioso: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois o colocou sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver'. "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes”? “Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".” (Lc 10, 30-34).

Papa Francisco

VIVER o jubileu no cotidiano da vida

“A Misericórdia é a palavra chave para mostrar o modo de agir de Deus para conosco. E, é nesta mesma sintonia que se deve orientar o amor misericordioso dos cristãos. Assim, como o Pai ama, amam também0ss filhos”. Com estas palavras o Papa Francisco motivou a decisão de indicar o Jubileu Extraordinário da misericórdia que se inicia em 08 de dezembro de 2015. “Não se trata de uma data casual: 08 de dezembro, não só se festeja A Imaculada Conceição de Maria, Mãe da Misericórdia, mas coincide com o 50° aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II”. 

“A misericórdia divina é uma grande luz de amor e ternura, é a carícia de Deus sobre as feridas dos nossos pecados”.

“A misericórdia afirma o Papa – é ir ao encontro do outro e fazer com que a pessoa deixe o pecado de lado. É como viver no céu”. 


“Nós olhamos para o céu, tantas estrelas e, tantas estrelas; mas pela manhã, quando vem o sol, com tanta luz, não se vê mais as estrelas. Assim é a misericórdia de Deus: uma grande luz de amor e de ternura. Deus perdoa não por decreto, mas com caricia, acariciando nossas feridas do pecado. Porque ele está envolvido no perdão, ele está envolvido na nossa salvação. Como Jesus, assim faz o confessor: não humilha, não pergunta o que você fez! E quando o fez? E como você faz isso “Vai, vai” e de agora em diante não peques mais!" É a grande misericórdia de Deus, é a grande misericórdia de Jesus. “Perdoa-nos, acariciando”.

Madre Clélia
 “Aproveite o tempo da sua MISERICÓRDIA; abra os olhos à luz que a ilumina a sair completamente da escuridão do pecado. Pensa que há muito tempo a graça incentiva você a mudar de conduta, a seguir uma vida mais perfeita do que a que você seguiu até agora. Não, diferente, portanto, mais do que fazer o que você deveria ter feito há muito tempo. Aproveite a graça que te é dada que talvez nunca mais volte”. (Madre Clélia, Diário, p.17)
“A ninguém é lícito dizer: “Eu tenho meu caráter.” ou também: “O caráter de fulana não me agrada.” Nem uma nem outra destas desculpas, diante de Deus, dispensar-nos-á da lei da caridade e legitimará nossas antipatias e impaciências”. (PM 88).

Oração
 Sangue e chagas de meu Jesus seja a nossa força, o nosso apoio, as nossas armas no combate espiritual, moral, físico e temporal, sejam nossas e tuas as vitórias, os méritos, as virtudes. Meu Jesus MISERICORDIA por mim, por minhas Filhas e por todos os pecadores do mundo todo. (Madre Clélia).


EMPENHO DIÁRIO

. Não temos todos, necessidade deste remédio que gratuitamente nos é 
oferecido para que vivamos melhores? Crio espaço em meu coração para a misericórdia?
. Como estou educando o meu coração ao amor e a misericórdia? 
Quais são os obstáculos? O que me impede de dar e receber a misericórdia?


As obras de
Misericórdia corporal

1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos. 
As obras de
Misericórdia espiritual

1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

“É grande a misericórdia de Jesus. Se

perdoa acariciando” (Papa Francisco)
_____________________ < o > _____________________


GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni






A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano C – Reflexão1 março

Tratar a todos com delicadeza e caridade fraterna

Em nome do amor, Madre Clélia tem por todos um infinito respeito. Congratula-se com todas as pessoas com bondade; expressa confiança com atitude de disponibilidade justamente com aqueles que estão próximos. Ela se aproxima amigável, aberta, confiante. Não existe para Madre Clélia escuta fria, distante ou indiferente... (Caderno de Espiritualidade, n.1)

Madre Clélia
“Praticai a caridade com semblante alegre e sereno com o rosto afável, com palavras doces e cordiais. Sede tolerante, vendo sempre o lado bom, e interpretando favoravelmente tudo o que se diz, desculpando os outros, ainda que em prejuízo próprio.” (PM, 166)

“Jesus quer que eu trate todos com atenção e bondade, e... que eu sofra qualquer afronta, injúria, grosseira, indelicadeza, dos outros, sem queixas e sem fazer sofrer ninguém.” (PM 491)

“Vencer a si mesmo é o decreto do Santos.” (PM494)


Palavra de Deus
“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.”(1 Pedro 3, 8-9)

 “Sede, pois, misericordioso, como também vosso Pai é misericordioso.”(Lc 6, 27-36)

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”(Jo 13, 34-35)

---------------

Papa Francisco

“O amor não é uma palavra abstrata, mas é a vida real: intenções, atitudes, comportamentos que ocorrem no cotidiano. A misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para entender quem são seus verdadeiros filhos. O perdão é o instrumento colocado em nossas mãos frágeis para obter a serenidade necessária de coração. Largar ressentimento, raiva, violência e vingança são condições necessárias para uma vida feliz. No Evangelho, a misericórdia apresenta-se como a força que vence tudo, enche o coração com amor e consola com o perdão.” (cfr Bula de indicação do Jubileu da Misericórdia, n. 9)
“Somos chamados a experimentar e mostrar que Deus é capaz de encher os nossos corações e fazer-nos felizes, sem a necessidade de procurar outro lugar para a nossa felicidade; que a autêntica fraternidade vivida em nossas comunidades alimenta a nossa alegria; que a nossa doação total ao serviço da Igreja, às famílias, aos jovens, aos idosos, aos pobres nos satisfaz como pessoas e dá plenitude à nossas vidas” (Carta Apostólica do Papa Francisco a todos consagrados, II, n 1)

Oração
Senhor, Te agradecemos, te louvamos, te bendizemos, só tu és grande e faz grandes maravilhas.  Tua ternura é o útero eterno do qual viemos, em que vivemos e para o qual caminhamos com todo o nosso ser. Tu em nós, nós em vós, fonte de vida de cada dia. Derrama sobre os nossos corações a tua ternura, teu amor, tua misericórdia, tua bondade e que aqueles que encontrarmos em nosso caminho, possam perceber o quanto te amamos. Transforma as famílias e as comunidades em um centro de graças e santidade. Até a glória nos séculos dos séculos. Amém.


COMPROMISSO

https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0C
Amar o nosso irmão não é uma imposição humana, mas é estar cheio de Deus, de Seu amor, ter ternura para com o irmão, ser capaz de aceitá-lo como ele é e perdoá-lo quando for preciso. É Ele que fará em você milagres de fraternidade. Ele encherá seu coração com humildade, para que você viva a gratuidade do amor e seja feliz.
-          Todos os dias peça ao Senhor o DOM do amor e da humildade. Reze pela pessoa que o incomoda pelas pessoas que se afastaram de você por diferentes motivos, faça pequenos gestos de amor, de misericórdia, de ternura, de perdão. Precisamos ajudar também aqueles que nos fazem sofrer. Lembremo-nos do que nos ensinam Jesus e Madre Clélia: “precisamos fazer tudo em espírito de serviço, com alegria no coração, para dar a Deus maior glória”.

https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0CPrecisamos formar "Comunidades de Amor", onde todos se sintam amados e se esforcem para amar a todos, e assim trazer todos a Cristo... Precisamos abrir espaço em nosso coração para acolher quem se aproxima de nós, doar tempo, habilidades, ouvir, para sermos mais semelhantes a Cristo. (cfr Caderno de Espiritualidade 2, p. 57)
            Como você vive esta realidade?

https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0C Por Jesus você precisa perder a vida e está será a prova de que você O ama.  Seja para você este ano do Jubileu da Misericórdia, seu jubileu de graça.
Caixa de texto: As obras de
Misericórdia espiritual
1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.
Caixa de texto: As obras de
Misericórdia corporal
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.

“Tenham entre vocês os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fil,2,5)

imagem
 


GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni.


----------------------------------------------------------------------------------

Triênio Ano B – Reflexão 6 Novembro


Reconhecer os sinais da presença de Deus nas criaturas e no quotidiano da vida

Ler na própria história pessoal os pequenos e cotidianos chamados de Deus. Em meio à simplicidade do agir no quotidiano pode acontecer o encontro com Deus. Precisamos ser capazes de fazer silêncio para ouvir o mais profundo do nosso coração.

Lucas 1, 46-55  - Magnificat

“E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre”.

Apocalipse 3,20
“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir à porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo”.
---------

Papa Francisco

Compreender os tempos de Deus, ter o coração livre das paixões negativas, para acolher o dom da graça e não ser, ao contrário, arrastado pelo «barulho» do “mundo”. Foi um convite a preservar o próprio coração para se dar conta da passagem de Deus... é importante “vigiar o coração para estar atento ao dom de Deus”. E, como vigiar o coração? Se vigiares o coração afastando todos os barulhos que não vem de Deus, afastarás tantas coisas que nos impedem a paz. E “quando se afastam estas coisas, estas nossas paixões, o coração está preparado para compreender o Senhor que passa e para receber a Ele e à graça”. (Papa Francisco, Santa Missa Capela Santa Marta, 15 de junho de 2015).

 “Quando você percebe a existência de Deus em tudo, o coração experimenta desejo de adorar o Senhor por todas as suas criatu­ras e juntamente com ela, tal como aparece no belo cântico de São Francisco de Assis: «Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas…” (Encíclica Louvado Seja, Papa Francisco, n. 87)

“Toda a natureza, além de manifestar Deus, é lugar da sua presença. Em cada criatura, habita o seu Espírito vivificante, que nos chama a um relacionamento com Ele. A descoberta desta presença estimula em nós o desenvolvimento das virtudes ecológicas”. (Encíclica Louvado Sejas, Papa Francisco, n. 88)


Madre Clélia
As coisas criadas, me ensinam e me ajudam: A conhecer Deus  Criador e sua infinita perfeição, sabedoria, bondade e justiça. A ordem das coisas criadas de fato faz com o que o mundo revele a sua Sabedoria; os astros anunciem seu Poder; o oceano revele a sua imensidão infinita; o aspecto encantador de nossos campos revelam sua beleza; e a fecundidade da terra fala da sua providência. A existência dos ímpios,  revelam a sua paciência e a sua  misericórdia. Com e possível, diante de tais exemplos de fidelidade e de pronta obediência ao Criador, não me sentir incitada a semelhantes e maiores homenagens?” (Madre Clélia, Diário, p.3)

 “Recolhe-te e escuta o que interiormente te dirá o Senhor. Deus quer estar somente contigo, porque quer falar-te ao coração. Não poderás ouvir sua voz senão no silêncio e na tranquilidade da alma. É verdade que, penetrada essa voz divina no fundo do coração, é poderosa como a tempestade, ressonante como o trovão; quebra qualquer coisa; mas antes de chegar ao coração, esta voz é fraca como uma brisa que agita levemente o ar. Ela teme o barulho e se retrai nos movimentos. Quando estiveres livre das conversações com as criaturas, ouvirás as dos Santos, dos anjos e de Jesus”.  (PM 438)

-------
Oração - Salmo 8
Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra! Vossa majestade se estende triunfante, por cima de todos os céus.
 Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.
Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes.
Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão, para que vos ocupeis com eles?
Entretanto, vós o fizestes quase igual aos anjos, de glória e honra o coroastes.
Destes-lhe poder sobre as obras de vossas mãos, vós lhe submetestes todo o universo.
Rebanhos e gados, e até os animais selvagens, pássaros do céu e peixes do mar, tudo o que se move nas águas do oceano.
Ó Senhor, nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!
 -----------------

EMPENHO – COMPROMISSO DO MÊS:
https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0C Vigia o teu coração para ser capaz de reconhecer os sinais da presença de Deus em tua vida? Como?
https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0CA natureza, todos os seres criados fazem parte do teu cotidiano?
https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0C Reconhecer a presença de Deus faz ecoar o canto do Magnificat.
https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0CDou testemunho de que Deus está presente em minha vida? Esforço-me para ver em todas as coisas criadas a presença do Criador?



========================================




GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.

Triênio Ano B – Reflexão 5 Outubro Parte II

Jesus Cristo, o Rosto Misericordioso De Deus Pai

                Entre os humanos, misericórdia designa sentimento de compaixão ou de benevolência suscitado pela miséria ou desgraça alheia. A Bíblia entende a misericórdia de Deus, não tanto a partir dos sentimentos, mas a partir da sua fidelidade à aliança.
                A força impulsionadora da misericórdia é o amor compassivo e afetuoso de Deus, conforme a aliança que Ele, por bondade, estabeleceu com o seu povo. Através de Jesus, a aliança de Deus estendeu-se a toda a humanidade. A sua misericórdia voltou-se para os humanos, radicalmente incapazes de se salvarem.
                Jesus revela e ilustra a misericórdia de Deus ensinando através de parábolas, porque elas exprimem melhor a própria essência das coisas. Basta recordar a “Parábola do filho pródigo”, da “Ovelha perdida”...
                O evangelista que trata de modo particular este tema do ensino de Cristo é SÃO LUCAS, cujo evangelho mereceu ser chamado o evangelho da misericórdia. (JOÃO PAULO II, Encíclica Dives in misericórdia, 3).
                A “Parábola da misericórdia” por excelência, encontra-se em Lc15, 11-32, mais conhecida como a “Parábola do filho pródigo”.  Na realidade, é a parábola do pai misericordioso para com os dois filhos. É nela que a «essência da misericórdia divina aparece de modo particularmente límpido. (...) A parábola do filho pródigo exprime de maneira simples, mas profunda (...) a mais concreta expressão da obra do amor e da presença da misericórdia no mundo humano» (JOÃO PAULO II, Encíclica Dives in misericordia, 5 e 6). » (A. dos S. VAZ, Entender a Bíblia – Viver a Palavra).

 A misericórdia do Senhor

A misericórdia do Senhor é um assunto muito falado na Palavra de Deus. Realmente, a palavra "misericórdia" aparece lá mais de 250 vezes e hoje vamos dar uma olhada em algumas dessas ocorrências.

1. Misericórdia: o que é?
                Para entender o que é misericórdia, vamos começar a partir de Lucas 10:30-37. Lá, Jesus está usando uma parábola para responder à pergunta de um advogado a respeito de quem é seu vizinho: Lucas 10:30-37 "E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de MISERICÓRDIA para com ele. “
                Em contraste com o sacerdote e o levita, o samaritano negou ser indiferente ao viajante quase morto. Em vez disso, ele teve compaixão por ele e o ajudou. Misericórdia, portanto, é ter compaixão por alguém; ajudar por amor sem esperar algo em troca. E o Senhor é muito rico em misericórdia
                Como Efésio 2, caracteristicamente, nos diz: Efésios 2:4-6 "mas Deus que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou , e nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus, para que nos séculos vindouros Ele possa mostrar a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. "Não foi o nosso valor ou o que poderíamos fazer que nos deu a salvação, mas a graça, o amor e a misericórdia de Deus. Como o viajante que os ladrões haviam deixado meio-morto, assim também nós estávamos mortos em nossos delitos. Religião, filosofia e tudo o mais não poderiam nos ajudar. Elas passaram por nós como o levita e o sacerdote. No entanto, o Senhor ", que é imensamente misericordioso, nos deu vida juntamente com Cristo." Ele estendeu sua mão e "nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor "(Colossenses 1:12-13).
                Como I Pedro 1:3 nos diz: I Pedro 1:3 "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a Sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos".
                Romanos 5:8 "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, no fato que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." Estávamos mortos. Ele estava cheio de amor, misericórdia e compaixão. Ele estendeu a mão e fez-nos vivos. Ainda que indigno, Ele nos fez dignos. Embora pecadores, Ele nos fez justos. Embora seus inimigos, Ele nos reconciliou com Ele mesmo. Embora no reino das trevas, Ele nos transportou para o reino do Filho do Seu amor.  Realmente, quão grande é a Sua graça, amor e misericórdia para cada um de nós pessoalmente.

A misericórdia a partir de Madre Clélia

“(...) Lembrai-vos que sereis tratados por Deus, como houverdes tratado o vosso próximo. Ora, como temos imensa necessidade de que Deus nos trate com muita misericórdia, e não com dureza, procuremos tratar a todos com doçura e caridade”. (Mg., I,p.23).

“(...) É necessário que o amor ao próximo elimine toda maledicência ou crítica: toda zombaria aos presentes, toda espécie de censura aos ausentes, toda palavra que possa colocar nas almas a semente da discórdia”. (Mg., II, p.108).

“Meu desejo, é ver-vos progredir rapidamente no caminho da virtude,  enriquecer-vos de merecimentos, de consolações, de paz;  e se pudesse, com o sacrifício da minha própria vida, obter-vos a graça de uma perfeita união com Deus, Ele é testemunha de que morreria feliz, mesmo neste instante”. (Mg.,I,p.64).

“Lembrai-vos frequentemente, que Deus nos tratará, nem mais nem menos, como tivermos tratado nosso próximo”. (Mg., II,p.112).

Oração

EMPENHO – COMPROMISSO DO MÊS:

= A misericórdia é fidelidade. Busco ser fiel aos propósitos espirituais que me proponho?

= Para Madre Clélia, ser misericordioso é amar o próximo evitando comentários desnecessários. Sou capaz de impedir que mal entendidos continuem seu percurso?

= Procure neste mês, em família ou pessoalmente recitar o terço da Divina Misericórdia.
               



=========================================================

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni.

Triênio Ano B – Reflexão 5 Setembro

Abrir-se a misericórdia de Deus Pai a exemplo de Madre Clélia Merloni

Do Evangelho de São João (8,1-11)

1. Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. 3. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. 4. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. 8. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? 11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.


1 Timóteo 1, 12-16
"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; a mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna."

Papa Francisco
 “Nós sempre precisamos contemplar o mistério da misericórdia. É uma fonte de alegria, de serenidade e de paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de cada pessoa quando olha com os olhar sincero o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus ao homem, porque abre o coração à esperança de ser amado para sempre, apesar dos nossos limites e dos nossos pecados.(Bula do Jubileu extraordinário da Misericórdia, 2) 

“Queremos viver este ano Jubilar a Luz da Palavra de Deus: Misericordiosos como o Pai. O Evangelista nos recorda o ensinamento de Jesus que disse: « Sede misericordiosos, como o Vosso Pai é misericordioso » (Lc 6,36). É um programa de vida tanto imperativo quanto rico de alegria e de paz. O imperativo de Jesus e voltado para aqueles que ouvem a sua voz. (cfr Lc 6,27). Para ser capaz de misericórdia, devemos primeiro nos colocar na escuta da Palavra de Deus. Recuperar o valor do silêncio para meditar sobre a Palavra que vem a nós. Desta forma, é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como seu estilo de vida próprio.” (Bula do Jubileu extraordinário da Misericórdia, 13).

“Neste ano jubilar, Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa forte e convincente como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda e amor. Não se cansa nunca de oferecer misericórdia e seja sempre paciente e tolerante. A Igreja deve tornar-se a voz de cada homem e de cada mulher e repetir com confiança e incansavelmente: "Lembra-te, Senhor, a vossa misericórdia e o vosso amor, é sempre.” (Sal 25,6) (Bula do Jubileu extraordinário da Misericórdia, 25)

"De nossa parte, não demos escândalo para ninguém." É "o escândalo dos cristãos, daqueles que se chamam de cristãos, que vão à Igreja, vão à missa aos domingos, mas não vivem como um cristão, vivem como  mundanos ou pagãos." E quando uma pessoa vive assim, escandaliza... Quantas vezes já ouvimos em nossos bairros, e comércio: Olhe aquele ou aquela, todos os domingos vãos à missa, e depois faz isso, isso, isso...  É com isto que a pessoas se escandalizam. Deus nos concede seus dons. Mas é importante vigiar o coração para estar atento aos dons de Deus. (Santa Missa Capela Santa Marta, 15 junho 2015)
---------
Madre Clélia
“Aproveite do tempo da sua misericórdia; abra os olhos para a luz que ilumina e faz sair completamente da escuridão e do pecado. Pensa no tempo em que a graça o estimula a reformar a vossa conduta, pra seguir uma vida mais perfeita do que aquela que você viveu até agora. Aproveite da graça que vos é dada, que talvez nunca mais volte.” (Madre Clélia, Diário, p.17).

“Rezei muito ao meu querido Jesus para a conversão dos pecadores. Suplica-lhe para abrir os olhos, para ver e conhecer a vaidade do mundo, a verdade de Deus, o horror do pecado, a luz amável da virtude, a sua imensa misericórdia, que na Cruz está esperando com os braços abertos.” (Madre Clélia, Diário, p.26).

"Eis meu estado, meu Deus; jamais posso dizer para vós? Em qual coração posso eu derramar rios de lágrimas senão o vosso adorável coração? Deixarás-me sem conforto em minha triste situação? Não, meu bom Jesus, és muito bom e muito compassivo para não derramar sobre mim a sua misericórdia, as quais imploram humildemente viver.” (Madre Clélia, Diário, p.43)
--------------
Oração
Vós quereis meu querido Jesus, que ao invés de reclamar do meu sofrimento, embora longo, sensível, que eu abandone os lamentos, as murmurações, e apenas bendiga a vossa infinita misericórdia. (Madre Clélia, Diário, p.43).
-----------------

EMPENHO – COMPROMISSO DO MÊS:

O que significa para mim a misericórdia? É apenas um pensamento ou é uma atitude concreta?

Sou capaz de perdoar, de ter misericórdia para com os outros?

Se em meu coração há pessoas que preciso perdoar, procuro fazer o mais rápido possível?
 
Como estou me preparando para o Ano Santo da Misericórdia?
               

Caixa de texto: As obras de
Misericórdia corporal

1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nus;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.
Caixa de texto: As obras de
Misericórdia espiritual

1ª Dar bom conselho;
2ª Ensinar os ignorantes;
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os aflitos;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.

==============================================================

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni.

   
A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.
Triênio Ano B – Reflexão 4 agosto.

O Carisma de Madre Clélia, trás alegria para a Família.

Eclesiástico 30, 22-26 - 22Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. 23A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. 24Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, 25pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade. 26A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.

João2, 1-11Bodas de Caná - 1Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. 2Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. 3Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. 4Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. 5Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. 6Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. 7Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. 8Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. 9Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo 10e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. 11Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

A alegria do Evangelho: O segredo do Papa Francisco
5. O Evangelho, onde resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, convida
insistentemente à alegria. Apenas alguns exemplos: «Alegra-te» é a saudação do anjo a Maria (Lc 1,28). A visita de Maria a Isabel faz com que João salte de alegria no ventre de sua mãe (cf. Lc 1,41). No seu cântico, Maria proclama: «O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador» (Lc 1,47). E, quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: «Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!» (Jo 3,29). O próprio Jesus «estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo» (Lc 10,21). A sua mensagem é fonte de alegria: «Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa» (Jo 15,11). A nossa alegria cristã brota da fonte do seu coração transbordante. Ele promete aos seus discípulos: «Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há de converter-se em alegria» (Jo 16,20). E insiste: «Eu hei de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há de alegrar-se e ninguém vos poderá
tirar a vossa alegria» (Jo 16,22). Depois, ao verem-no ressuscitado, «encheram-se de alegria» (Jo 20,20). O livro dos Atos dos Apóstolos conta que, na primitiva comunidade, «tomavam o alimento com alegria» (2,46). Por onde passaram os discípulos, «houve grande alegria» (8,8); e eles, no meio da perseguição, «estavam cheios de alegria» (13,52). Um eunuco, recém-batizado, «seguiu o seu caminho cheio de alegria» (8,39); e o carcereiro «entregou-se, com a família, à alegria de ter acreditado em Deus» (16,34). Porque não havemos de entrar, também nós, nesta torrente de alegria? 6. Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Reconheço, porém, que a alegria não se vive da mesma maneira em todas as etapas e circunstâncias da vida, por vezes muito duras. Adapta-se e transforma-se, mas sempre permanece pelo menos como um feixe de luz que nasce da certeza pessoal de, não obstante o contrário, sermos infinitamente amados. (Papa Francesco, Evangelii Gaudium , 5,6)
---------

Madre Clélia convida-nos a formar o coração com um espírito de fé, oração, caridade, fraternidade e alegria verdadeira. Madre Clélia fala de ter profundo carinho e grande respeito por todos. Há uma expressão que expressa muito bem a profundidade de seu afeto, a grande capacidade de alegrar-se: "Eu te abençoe com cem corações"; "Levai a todos a ternura do Coração de Jesus." Educar hoje é difícil e complexa, há necessidade de alegria e muito amor. A pedagogia de Madre Clélia foi à pedagogia de Jesus.

“Jesus quer que eu trate a todos com atenção e bondade, e... ponha minha felicidade nas atenções delicadas, na amável cortesia, que a verdadeira caridade de Cristo inspira e a humildade executa” (PM 491)

“… Não procuremos a felicidade onde não está; depende de nós formarmos-nos um pequeno paraíso aqui na terra, mesmo em meio às cruzes de que está semeada a vida...” (PM 91)

“… Deus quer tua alma só e livre de qualquer vínculo, para uni-la a si. Deixa-O agir como Ele quer.” (PM 7)

 “Jesus não quer que eu murmure, nem que e deixe surpreender pela irritação contra aqueles que me fazem o mal;... pelo contrário, devo deplorar sua cegueira, rezar pela sua conversão, e utilizar todas as indústrias de meu zelo, para reconduzi-los a Deus, de quem também eles são filhos, e irmãos e irmãs em Jesus Cristo... Ele quer que eu me compadeça e leve outros a compadecerem dos sofrimentos de todos os aflitos, e os console com as palavras, alegrando-me em poder erguer a alma abatida de um irmão e espalhar um pouco  de bálsamo sobre sua dor. ”. (PM 510)
--------------

Oração
Senhor Deus, destruí e erradicai toda e qualquer planta de adversidade que há mim, para que eliminando toda a injustiça, possas colocar em meus lábios a sabedoria e alegria no meu coração e o desejo de fazer o bem. Faz com que eu te sirva em obras e em verdade, saiba cumprir os mandamentos e procure somente a Ti. Faz com que eu me recorde de Ti; dá-me a caridade, a bondade, a alegria, a ternura, a fé; dá-me tudo o que sabeis que é útil à minha alma. Senhor preencha-me com bem e concede-me o que for necessário.  Amém.
-----------------

EMPENHO -  COMPROMISSO DO MÊS:
                     Você já fez a experiência de encontrar alguém que tenha testemunhado a alegria de Jesus?

      Sou capaz de encontrar dentro de minha família a fonte de serenidade e de alegria interior, antes de procurar em outros lugares? 

     Tenho a coragem de falar do Coração de Jesus e Madre Clélia em minha família e com os amigos?

     É com gestos e situações comuns, como aquelas das bodas de Caná, que eu posso transmitir para toda a família a alegria de ser um cristão. Aproveito essas oportunidades?


=======================================================

            

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni


A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.
Triênio Ano B - Reflexão 3  parte II julho



Ser santo é uma vocação para todos

Na solenidade de Todos os Santos de 2013, o Papa Francisco recordou que ser santo é uma vocação a qual todos somos chamados. "A festa de Todos os Santos, nos lembra que o objetivo da nossa existência não é a morte, mas o Paraíso. Os Santos, amigos de Deus, nos asseguram que esta promessa não decepciona. Em sua existência terrena, eles viveram em profunda comunhão com Deus, tornando-se semelhantes a Ele. No rosto dos irmãos humildes e desprezados eles viram o rosto de Deus, e agora o contemplam face a face em sua beleza gloriosa", disse Francisco.
"Os Santos não são super-homens e nem nasceram perfeitos. São pessoas que antes de chegar à glória do céu viveram uma vida normal, com alegrias e tristezas, fatigas e esperanças, mas quando conheceram o amor de Deus, o seguiram de coração, sem nenhuma condição ou hipocrisia", disse ainda o Santo Padre, acrescentando: "Eles dedicaram suas vidas a serviço dos outros, suportaram sofrimentos e adversidades sem odiar e respondendo ao mal com o bem, difundindo alegria e paz. Os santos nunca odiaram. O amor é de Deus, mas o ódio vem de quem? Vem do diabo. Os santos se distanciaram do diabo. Os Santos são homens e mulheres que têm alegria no coração e a transmitem aos outros. Não devemos odiar os outros, mas servir aos outros, os necessitados, rezar e se alegrar: este é o caminho da santidade."
O Papa destacou ainda que "ser santos não é um privilégio de poucos, como se alguém recebesse uma grande herança. Todos nós recebemos a herança de nos tornarmos Santos no Batismo. Ser santo é uma vocação para todos. Todos nós somos chamados a percorrer o caminho da santidade e o caminho que leva à santidade tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. No Evangelho, Ele nos mostra a estrada das Bem-Aventuranças".
O Santo Padre frisou que "o Reino dos Céus é para aqueles que não depositam sua confiança nas coisas, mas no amor de Deus; é para aqueles que têm um coração simples, humilde, que não presumem ser justos e não julgam os outros. Essas pessoas sabem sofrer com os que sofrem e se alegrar com os que se alegram. Não são violentos, mas misericordiosos e buscam ser artífices da reconciliação e paz".
Com o seu testemunho os Santos nos encorajam a não ter medo de caminhar contracorrente ou ser mal-entendidos e ridicularizados quando falamos de Cristo e do Evangelho. "Eles nos mostram com sua vida que aquele que permanece fiel a Deus e à sua Palavra experimenta já nessa terra o conforto de seu amor e o cêntuplo da eternidade. Isso é o que esperamos e pedimos ao Senhor para os nossos irmãos e irmãs falecidos", concluiu o Papa Francisco.

O chamado a Santidade:“Sede Santos”!

Meus amados irmãos, a paz! Gostaria de refletir com vocês sobre o nosso maior e constante chamado: a santidade.
Toda a humanidade é convidada diariamente a ser reflexo de seu Senhor, a ser santos. Este é um chamado que o próprio Deus nos faz, conforme podemos ver em Lv 11,44 “Sede santos, porque eu sou santo” e novamente em 1Pd1, 15-16 : “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)”.
Desta forma poderemos entender que para sermos santos deveremos olhar para nosso Senhor, modelo de toda Santidade, o Santo dos santos. Devemos ser reflexo de sua luz, e sermos luz neste mundo. Mas, como assim? Como alguém hoje em dia pode ser santo? Neste mundo tão corrompido? Isso é um convite que se faz à juventude? A resposta é clara meus irmãos, hoje e sempre somos chamados a santidade, isto, pois nosso Deus é Santo.
Sejamos santos, sejamos pois vozes a clamar, mesmo que no deserto, nossa amizade com nosso Deus. Que possamos mostrar ao mundo que é possível ser livre estando com Ele, tendo vida verdadeira, em plenitude e abundância. Nós somos chamados,  convidados, provocados… Sede santos! É este nosso desafio, sejamos, pois santos! Quem aceita este chamado? É fácil começar, temos de ser reflexo de nosso Deus, testemunha de nosso Senhor em toda parte e circunstância! Para isto, rompamos de uma vez por todas com o pecado, amemos a nossos irmãos como a nós mesmos e entreguemo-nos braços de Deus. A santidade não é algo distante de nós, não precisamos fazer grandes feitos, mas apenas abrir o coração a Deus e entregar-se inteiramente a Ele.
Nosso saudoso Papa João Paulo II disse-nos: “A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte.” E nosso querido Bento XVI nos afirma “Às vezes se pensa que a santidade é um privilégio reservado a alguns poucos eleitos. Na realidade, chegar a ser santo é a tarefa de cada cristão, mais ainda, poderíamos dizer, de cada homem!” Sendo assim meus amigos, nos empenhemos, aceitemos o desafio e sejamos santos!
Coloquemo-nos em oração, peçamos a força e coragem do Espírito Santo para nos ajudar, pois a tentação certamente virá, mas venceremos, pois Deus é por nós. Que a Virgem Maria nos ampare e ajude, nossa mãe nos faltará, ela é o maior exemplo de santidade depois do próprio Deus, pois se entregou por inteiro.

Madre Clélia nos anima

“Esquece tudo; despoja-te de todo o cuidado em relação às coisas terrenas, a fim de que Deus te plenifique de seu amor e te conceda o que achar melhor para ti”. (Antologia Mp.,p.25).

“A verdadeira liberdade da alma, filha querida, é a de não prender-se a coisa alguma”. (Antologia Mp.,p.22).

“Coragem, estamos no campo da luta; os ataques que recebemos do inimigo e do nosso amor-próprio tornem-nos mais fortes no combate; não concedais paz ou trégua às vossas faltas, e assim podeis contar com a vitória”. (Antologia Mg.,II p.95).



EMPENHO -  COMPROMISSO DO MÊS:

= Sobre o sacramento do batismo: O que sei sobre o meu. Dia, padrinhos, sacerdote celebrante?

Da reflexão do mês passado, o que posso partilhar como exercício no caminho da santidade.

= Costumo ler biografia de santos e santas? Compartilho as leituras que faço com as pessoas que vivem comigo?


“Amai muito o glorioso e poderosíssimo São José, e sede muito devotos deste Santo! Recorrei com grande confiança a ele em todas as vossas necessidade e dele obtereis graças prodigiosas.” (Madre Clélia)

 

 =========================================================

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni





A Família GFASC se move com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano B - Reflexão 3Junho





O desejo de santidade de Madre Clélia



Madre Clélia inicia um caminho de união total com Deus. Compreendo que não se pode dividir o coração em duas partes, porque Deus quer TUDO: “Deus só!”

“Não permita que em ti haja alguma propriedade tua, mas que tudo quanto realizas seja voltado, unicamente para a glória de Deus.” (PM 99).

Ela nos ensina a ser santos, indo passo a passo, fazendo pequenas coisas com amor, com perseverança.

“Precisa gravar, seriamente na alma e no coração, que sem dúvida, a perfeição se consegue por meio das pequenas coisas.”  (PM 50)

Madre Clélia diz que para nos tornarmos santos, temos de ir passo a passo com constância e perseverança. Ela toma a caridade como um programa de vida, é o seu segredo para se tornar santa: ser amável no trato, superando qualquer repugnância que outros possam despertar na mente. Parece dizer: "Conheço as tuas dificuldades, mas não temas; siga pela estrada certa que é traçada por Jesus. Ele perdoou, ele esqueceu de si mesmo, se sacrificou por nós, teve misericórdia para com os pecadores, bondade para com aqueles que o traíram, compreensão para com as pessoas de difícil relacionamento; mostrou-se sereno com aqueles que o injuriaram.
A grandeza de Madre Clélia consiste em penetrar o Evangelho e fazer exatamente o ensinamento de Jesus: CAMINHO, VERDADE E VIDA.

QUERO SER SANTA
Ó Maria, sendo esposa de vosso Jesus sou vossa filha, portanto, guardai-me porque QUERO SER SANTA. Eu sei que deverei amar a humildade, o esquecimento, a caridade, buscar em tudo o último lugar sempre, para submeter e aniquilar o meu orgulho, mas não importa, estou decidida: QUERO SER SANTA.
Deverei amar o desprezo, nunca desanimar, mas nada importa desde que eu consiga ser santa.
Deverei continuamente renegar-me, vencer-me em mil ocasiões, uma mais penosa que a outra... mas não importa QUERO ABSOLUTAMENTE SER SANTA.
Deverei praticar uma extrema caridade para com o próximo: amá-lo, suportá-lo e nunca lamentar-me quando for injusto comigo, apesar de tudo QUERO SER SANTA.
Sei que deverei agir sempre com espírito de fé, de penitência, deverei fazer todas as minhas ações sob o olhar de Deus que me observa, deverei mortificar-me frequentemente e resistir a todas as minhas inclinações naturais, mesmo assim QUERO SER SANTA.
Deverei quebrar continuamente as repugnâncias da natureza, a atração dos prazeres, deverei amar o silêncio, o recolhimento, o retiro, o trabalho, sem cansar, nem desanimar.
Apesar disso, QUERO SER SANTA.
Deverei esforçar-me na Capela para ser fervorosa na oração, cuidar para não me distrair, dar bom exemplo com meu comportamento, recolhimento, e ainda que me custe muito, quero fazer cada coisa, PARA SER SANTA.
Nas dores, na doença no tédio, nas acusações injustas, nas contrariedades cotidianas, não deverei lamentar-me, nem murmurar.  QUERO SER SANTA.
O demônio me atormentará com desgosto, com tédio, com tentações, nada importa, porém, porque QUERO SER SANTA A QUALQUER PREÇO.
Como poderei tornar-me santa?
Fazendo o melhor que posso nas tarefas que me serão impostas, cada dia. Muitos santos estão no Paraíso e não fizeram nada mais do que aquilo que faço eu aqui...  oração, meditação, retidão nos atos comuns, submissão em espírito de fé a qualquer sacrifício permitido por Deus todos os dias...
Qualquer ação que fizer, quero fazê-la como se Deus estivesse presente, me olhasse e sorrisse diante de meus esforços.
Quero fazê-la como se fosse ajudada por meu Anjo da Guarda que tem, para isto, uma missão especial e que apenas espera o meu pedido.
Quero fazer cada ação como se nada tivesse de fazer além daquilo que me é pedido pela obediência, naquela hora, e não deixarei enquanto não a realizar com a perfeição que me é possível.
Quero fazer cada uma delas como se depois a devesse oferecer em homenagem a Deus e à Virgem Santíssima. Deus, sem dúvida, espera ser louvado com esta ação.
Ele reconhecerá que, apesar do tédio, continuo para acabar minha tarefa.
Deus faz escrever cada uma de minhas ações bem feitas, e mais tarde elas formarão minha coroa no Céu.
Deus apaga muitos dos meus pecados passados, se, para ajudá-lo, esforço-me em fazer bem tal ação.
Deus recebe de mim, sua pobre filha, uma glória que o compensa das blasfêmias dos maus e da revolta das almas que não querem se submeter à sua vontade.
Oh! Sim, meu Deus, QUERO FAZER SEMPRE BEM TODAS AS MINHAS AÇÕES! (Escritos de Madre Clélia Merloni, orações)

Marcos 12, 30-31 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças'. O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existem mandamentos maiores do que estes”.

Romanos 12, 9-17 - O amor deve ser sincero. Evitem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.  Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.  Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.  Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.  Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.  Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.  Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer “o que é correto aos olhos de todos”.  

Papa Francisco
Antes de tudo, devemos ter bem presente que a santidade não é algo que nos propomos sozinhos, que nós obtemos com as nossas qualidades e capacidades. A santidade é um dom, é a dádiva que o Senhor Jesus nos oferece, quando nos toma consigo e nos reveste de Si mesmo, tornando-nos como Ele é.” (Audiência Geral, 19 novembro 2014)

EMPENHO -  COMPROMISSO DO MÊS:



# Estou convencido (a) que Jesus me quer verdadeiramente santo(a)?
# Há em mim o desejo de tornar-me santo como tinha Madre Clélia?

# A nossa missão aqui na terra é a de nos tornarmos santos. Como você se empenha? Pode partilhar, dar o seu testemunho ?



“Você ama Jesus? Te imploro de amá-Lo, tanto, tanto, tanto!” (Madre Clélia)
 

################################################################

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni


A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano B - Reflexão 2 Parte II maio


A gratidão é a memória do coração - Antístenes.

        Um coração grato deve ser uma realidade na vida de qualquer pessoa que se considera cristão.
                Porque quem sabe que é salvo através do sacrifício de Jesus, sabe que não fez nada para ganhar essa recompensa, mas que recebeu através da graça de Deus. E saber isso deve fazer brotar gratidão em nós a cada manhã que se inicia.
                Não merecíamos nada, mas através de Jesus temos tudo! Todos os dias são dias em que devemos dizer: “Obrigado Deus, obrigado Jesus”!

                A gratidão na Sagrada Escritura:
                “Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade”. Salmos 92:1-2.
                “Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se”. Romanos 1:21.
                “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18.
                “Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos”! Salmos 103:2.
                “Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia”. Salmos 118:24.
                “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus”. 2 Coríntios 9:11.
Gratidão: A força transformadora do mundo
                “Dou graças ao meu Deus cada vez que me lembro de vocês e em minhas orações rezo por vocês com alegria por causa da sua participação no anúncio do Evangelho desde o primeiro dia até agora. Esta é a minha convicção: Aquele que começou em vocês uma obra excelente prosseguirá em sua conclusão até o dia de Jesus Cristo” (Fl 1,3-6).
Ademais, a gratidão parece merecer uma especial atenção por parte da humanidade. Sem gratidão, as relações correm o risco de tornarem-se descartáveis e sem compromisso. Sem gratidão não há liberdade, posto que o coração ingrato é um “espaço fechado”, orgulhoso, que torna impossível o desenvolvimento do amor que liberta. A vida de Jesus é marcada por expressões de gratidão.
A vida de Jesus devia estar cheia de orações de ação de graças, embora só algumas delas tenham chegado até nós: “Graças te dou, ó Pai, porque revelaste estas coisas não aos sábios e aos inteligentes, mas aos pequeninos” (Lc 10,21). Podemos deduzir, a partir daqui, que Jesus terá feito outras orações de ação de graças pelos inúmeros dons e bênçãos de Deus. Jesus tinha um coração agradecido.
A sua resposta ao amor de Deus era a gratidão. Nos evangelhos, vemos o quanto Jesus apreciava de verdade as atitudes de gratidão das pessoas com as quais ele tinha algum contato. Isso é expressivamente revelado no episódio narrado por Lucas em que uma mulher “lavou” os pés de Jesus com as próprias lágrimas (Lc 7,36-50). Jesus sentiu-se tocado pela mulher e apreciou grandemente os seus gestos tão expressivos de amor cheio de gratidão.
“Ser santo”, diz o autor espiritual Ronald Rolheiser, “é ter por combustível a gratidão, nem mais, nem menos”. Além disso, segundo Gustavo Gutiérrez, teólogo da libertação, há só um tipo de pessoa capaz de transformar espiritualmente o mundo: quem tem um coração agradecido. (Pe. Amarildo Luciano, CSsR).
                          
 Agradecer está fora de moda?
            “O reconhecimento exige não somente que se agradeça ao benfeitor, mas gera também o desejo de manifestar o dom recebido, de insinuar nos outros os mesmos sentimentos dos quais se está penetrado...” (PM 68).
Algumas vezes deparamo-nos com pessoas rudes, sem educação que se diria “feitas grosseiramente”. Desprezam um tratamento gentil, mesmo o agradecimento, como se fosse um gesto supérfluo, ou não necessário. A gratidão para Madre Clélia nasce de um espírito delicado e humilde; com efeito, uma pessoa agradece somente quando está convencida de que tudo o que recebe não lhe é direito, mas é bondade alheia.
   A gratidão nasce de uma alma delicada e humilde; uma pessoa torna-se agradecida, sobretudo quando está convencida que tudo o quanto tem e recebe não lhe vem de direito, mas da bondade do outro.
Madre Clélia nos dá o exemplo de pessoa grata, ao escrever para Monsenhor Giovanni Battista Scalabrini, no momento em que o Instituto renasce: “Tenho o espírito tão repleto de gratidão, que não encontro palavras adequadas para exprimir este sentimento em toda a sua extensão (...), espero que saiba interpretar o que não posso exprimir (...)”.
Uma pessoa agradecida não pretende nada, antes, é reconhecida pelo mínimo que recebe. A ingratidão é, talvez um dos males mais difundidos, que afligem a sociedade do nosso tempo. O reconhecimento não é somente devido, mas é também fonte de enriquecimento de nossa personalidade humana, cristã e religiosa. (Ir. Marcella Lovato – Caderno de Espiritualidade n.3).  
“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores”. ( Khalil Gibran ).
   

EMPENHO – COMPROMISSO DO MÊS:


Tenho o hábito de ser gratuito para com Deus, com as pessoas e as situações do meu cotidiano como o foi Maria de Nazaré?

Diante de situações de ingratidão para com a minha pessoa, quando por vezes para servir ou ajudar sacrifiquei meu descanso e conforto, como costumo reagir?

------------------
Oração de gratidão 

Altíssimo Deus do Universo, somos gratos pela vida que nos destes, por cada amanhecer que
renova as oportunidades de servir ao Vosso propósito, por cada anoitecer que nos permite   dar descanso ao nosso corpo e liberdade a nossa alma. Somos gratos pelo espaço sagrado que nos foi reservado na Mãe Terra, pelo alimento que nos dá sustento, pelo sol que nos aquece, pela água que nos purifica, pelo ar que respiramos.

Somos gratos pela consciência que nos permite escolher, pelos desafios que nos fazem crescer, pela compreensão que aqui estamos para aprender e melhorar.

Somos gratos pelo teto que nos protege, pelo trabalho que nos impulsiona, pela família que nos completa e pelos amigos que trilham conosco no nosso caminho de vida. Somos gratos pelo corpo que sustenta nossa alma e torna a nossa jornada possível, pela saúde para cumprir nossas tarefas, pela mente sã que nos permite sonhar, pelos desafios que nos permitem crescer.

Somos gratos por todas as oportunidades, por todas as conquistas, por cada instante sagrado, por cada respiração, por cada pensamento, por cada sentimento revelado. Somos gratos, principalmente, por termos a oportunidade de amar, cada vez mais e com a intenção mais nobre que existe em nossos corações. 


“É preciso amar a Deus, porque não amá-Lo é um tríplice pecado de: desprezo, injustiça e ingratidão. Porque tudo recebemos de Deus e nada das criaturas a não ser alguns bens que Deus lhes deu.” (Madre Clélia, PM 62)

            



******************************************************************

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni

A Família GFASC move-se com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano B - Reflexão 2 abril


Estilo de vida Evangélica em Madre Clélia.

Madre Clélia busca no Evangelho todos os seus ensinamentos e o testemunho de vida que propõem.

                JESUS E OS DEZ LEPROSOS
        O grande valor da "gratidão"
(Lc 17,11-19)
11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!" 14 Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. 17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".
                O episódio dos dez leprosos, nos ajuda a entender o valor educativo da "gratidão ". Dizer "obrigado" significa celebrar o amor. É a Eucaristia da vida. A gratidão deve ser o gesto mais espontâneo do nosso coração, um simples encontro para dizer "obrigado" como expressão humana de gratidão.

Madre Clélia nos convida à gratidão para com o Criador.
            A gratidão nasce de uma alma delicada e humilde; uma pessoa torna-se agradecida, sobretudo quando está convencida que tudo o quanto tem e recebe não lhe vem de direito, mas da bondade do outro.
            “Senhor, nós somos teus, por que vós nos criastes, duplamente teus, por que vós nos resgatastes; mas queremos ser todos teu, por sentimento de gratidão e amor”. (Madre Clélia).

                Madre Clélia convida-nos a cultivar o jardim do coração. Pede-nos para olhar a ação de Jesus para que façamos, nós também, com a intensidade de seu zelo: o louvor, o agradecimento, a caridade, a misericórdia, a ternura.  

“Jesus quer que eu trate todos com atenção e bondade, e ponha minha felicidade nas atenções delicadas, na amável cortesia... Ele quer que eu sofra qualquer afronta injúria, grosseria, indelicadeza, dos outros, sem queixas e sem fazer sofrer ninguém.” (PM 491)

Se eu fizer um favor com o desejo de aparecer ou tirar vantagem em relação a outra pessoa, não alcanço a perfeição do amor desejado por Jesus. Minha boa ação será como um lindo vaso de flores, mas sem perfume; como um rosto bonito, mas sem sorriso. Há pessoas que são capazes, competentes, e que poderiam muito bem ajudar os outros, mas que, devido ao sua maneira mal-humorada, criam um vácuo de infelicidade para si e para aqueles de quem deveriam aproximar-se... A doçura do Evangelho leva a espalhar amor, nos ajuda a sermos equilibrados, mestres de si mesmos, otimistas, abertos a alegria, serenos, porque a alma que possui Deus irradia felicidade, tem uma visão serena da vida e de pleno abandono na Providência. Madre Clélia está convencida de que um maior amor pelos outros nos ajuda a viver a dimensão do perdão, a misericórdia, sem ser dominado pela cólera. (Caderno de Espiritualidade, n 3)

“Não esqueçais, filhinhas, que a caridade de Jesus Cristo é sensível a tudo o que o próximo experimenta, tanto no bem como no mal. Porque em todos vê os membros do mesmo corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo.” (PM 299)

 “O Evangelho nos diz que os lábios falam o que dita o coração. Se pois, nossos pensamentos e nossas palavras são sempre conformes às máximas de Jesus Cristo, a nós ensinadas pela Igreja, é certo que o Espírito Santo escreveu em nosso coração; mas se fazemos juízos temerários, dizemos calúnias, mentiras, temos más relações, ... então foi satanás que escreveu em nosso coração.” (PM 434)

Papa Francisco
Convida-nos a implantar na família ou onde estamos três palavras que nos ajudam a viver de acordo com o Evangelho.

 “Com licença?”  É o tipo de pedido para entrar na vida do outro com respeito e atenção. Temos de aprender a perguntar: eu posso fazer isso? Você gostaria que fizéssemos assim? ... O amor verdadeiro não se impõe com dureza e agressividade.

Obrigado Parece fácil pronunciar esta palavra, mas sabemos que não é assim... Mas é importante! Ensinamos para as crianças, mas, nós mesmos a esquecemos! A gratidão é um sentimento importante!

 “Desculpe Na vida a gente comete muitos erros.   Há alguém aqui que nunca cometeu um erro? Tudo o que fazemos! Tudo! Talvez não haja dia em que não cometemos algum engano. Aí, então, há necessidade de usar esta simples palavra "desculpe". Geralmente cada um de nós está pronto para acusar o outro e justificar-se. Nós temos que aprender a reconhecer nossos erros e pedir desculpas. "Desculpe se hoje eu levantei minha voz"; "Me desculpe se eu fui sem me despedir"; "Desculpe-me pelo atraso", "se esta semana eu estava tão quieto", "se eu falava demais, sem nunca ouvir"; "Me desculpe esqueci"; "Desculpe, eu estava com raiva." Muitos "desculpe" durante o dia nós podemos dizer. É assim que cresce uma família cristã. Nunca termine um dia sem pedir perdão, sem ter a paz de volta em nossa casa, na nossa família. Talvez você esteja com raiva, talvez atirou um prato, mas por favor, lembre-se: nunca terminar o dia sem fazer as pazes! Nunca, nunca, nunca! Este é um segredo, um segredo para preservar o amor e para fazer a paz. Não é necessário fazer um grande discurso... Às vezes, algo simples... e você faz as pazes. Se você terminar o dia sem reconciliar-se, o que você tem dentro, no dia seguinte, é frio e duro e é mais difícil de fazer as pazes. Lembre-se bem: nunca terminar o dia sem fazer as pazes!
-----------------
EMPENHO – COMPROMISSO DO MÊS:

Minha vida é feita de gestos de gratidão, de delicadezas, de atenção para com os outros, para com a minha família? Você tem algum testemunho para partilhar?

Conte a sua história familiar , o primeiro amor, o entusiasmo inicial de conhecer a graça do Senhor. Rever o passado nos ajuda a viver mais intensamente o momento presente e  o futuro com esperança.

------------------

“Onde quer que você esteja precisa edificar com seu exemplo”. (Madre Clélia, PM 176)


“Coragem, eu te compreendo e te abençoo com o dobro de efusão de meu coração, para que Jesus te santifique e console como te deseja tua afeiçoadíssima madre”. (Madre Clélia, PM 169)
           

Madre Clélia, roga por nós!



################################################################

GFASC: um caminho na descoberta do amor do Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni
   
A Família GFASC se move com os sentimentos do Coração de Jesus.

Triênio Ano B - Reflexão 1março

A ternura e misericórdia em Madre Clélia

            “Encontramos em Madre Clélia a harmonia dos contrastes. Sim, encontramos nela fortaleza e doçura, nobre altivez e profunda humildade, sinceridade e ternura, exigência de verdades claras e transparentes e paciente disponibilidade de buscar em comum, segurança e decisão ao propor, de forma nua e crua, as exigências evangélicas e, ao mesmo tempo, sensibilidade e atenção em exigir de cada um segundo sua capacidade”. (cfr. Caderno de Esp. N. 1 p.12).
            Há uma expressão que exprime muito bem a profundidade da sua ternura: "Eu te abraço com cem corações". É a radiografia do Sagrado Coração. A misericórdia em sua vida é um hino ao amor. Afirmava: "Devemos amar até mesmo aqueles que nos odeiam, que nos ofenderam com as palavras e com o proceder”.
            Madre Clélia ensinava com os fatos. Tudo o que exigia do outro, ela tinha vivenciado antes em si mesma... A palavra e a escrita eram antecipadas pela prática... Madre Clélia apostou sua vida no amor. Ela confiava cegamente no amor e em nome do amor, ela tinha um infinito respeito por todos. Ela não teve o poder de impor nada, mas propôs exemplos para convencer. (cfr. Caderno de Esp. N. 1).



Palavras de Madre Clélia
“Jesus quer que eu deplore os males da Igreja e da sociedade civil, procurando aliviá-los com a oração, se mais não puder fazer”. (PM 490).

“Jesus não quer que eu murmure, nem que me deixe surpreender pela irritação contra aqueles que fazem o mal; pelo contrário, devo deplorar sua cegueira e rezar pela sua conversão... Ele quer que eu me compadeça e leve outros a se compadecerem dos sofrimentos de todos os aflitos, e os console com boas palavras, alegrando-me em poder erguer a alma abatida de um irmão e espalhar um pouco de bálsamo sobre sua dor”. (PM 510)
--------------
Lucas (Lc 6, 27-38)
27. Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, 28. abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. 29. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. 30. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. 31. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. 32. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. 33. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo faz também os pecadores. 34. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. 36. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38. Dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.
-----------------
Palavras do Papa Francisco
«Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia». Trata-se, explicou ele, «daqueles que perdoam, compreendem os erros dos outros». Jesus não diz: bem-aventurados os que se vingam os que dizem «olho por olho, dente por dente», mas chama Bem-aventurados «aqueles que perdoam, os misericordiosos». E disse também: “Porque todos nós somos um exército de perdoados! Todos nós fomos perdoados! E por isso é bem-aventurado quem empreende esta estrada do perdão”. (Santa Marta, 9 junho 2014)

«Deus perdoa não com um decreto, mas com um carinho, acariciando as nossas feridas do pecado. É grande a misericórdia de Deus, é grande a misericórdia de Jesus. Ele nos perdoa e nos acaricia». “Jesus passa a lei e vai além. E este é o mistério da misericórdia de Jesus. A misericórdia é algo difícil de entender». (Santa Marta 7 abril 2014)

“O verdadeiro amor não é aquele das telenovelas. Não é feito de ilusão. O verdadeiro amor é concreto, pauta-se sobre os fatos e não sobre as palavras; sobre o dar e não sobre o receber vantagens. A receita espiritual para viver o amor até o fim está no verbo «permanecer», um «duplo permanecer: nós em Deus e Deus em nós.». (Santa Marta, 9 janeiro)
-----------
Exemplo dos Santos
«A bondade vigilante e paciente vê muito mais longe e mais rápido do que o rigor e o chicote». (São João XXIII)

“Pregar o Evangelho, e se for realmente necessário utilizar também as palavras”. (S. Francisco de Assis)

“Fora da misericórdia de Deus, não há outra fonte de esperança para os seres humanos”. (São João Paulo II)

“Nós acusamos os outros por coisas pequenas e nos desculpamos de grandes coisas”. (São Francisco de Sales)

“Quem ama Jesus torna-se seu familiar, e experimenta neste coração tudo que ele quer: nele encontra seu paraíso”. (S. Teresinha do Menino Jesus)
-----------------

Oração: “Concedei-me olhar hoje o mundo, com os olhos cheios de amor, como o olhaste vós... Que eu seja amável no meu modo de falar e pacífica em todas as minhas atitudes... Fechai meus ouvidos a toda palavra de maledicência ou de crítica e que minha língua se esforce para colocar em evidência somente o bem. Sobretudo, fazei Senhor, que eu seja de tal maneira repleta de bondade e alegria que todos que se aproximam de mim, sintam a vossa presença e o vosso amor. Revesti-me de vossa bondade para que, durante este dia, eu vos manifeste a todos, como Maria”. (Apóstolas em Oração, p.138 – Caderno  de Esp.n3 p.50)
-----------------

EMPENHO - COMPROMISSO DO MÊS:

Como exercito a ternura e a misericórdia para com os meus
      irmãos e na minha família?
No dia-a-dia, frente aos meus erros e dos outros, sou capaz de perdoar e receber o perdão?
Você tem um testemunho de ter praticado a misericórdia para com alguém e ter sentido paz e felicidade por isso?
           
“Eu te abraço,  te abençoo e te fecho com dupla chave no Coração de Jesus”. (Madre Clélia)

=============================================================
GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.

   
Triênio Ano A   - 10  Reflexão  novembro.

 GFASC 20 anos  nos passos de Madre Clélia


“Esquece tudo; despoja-te de todo o cuidado em relação às coisas terrenas, a fim de que Deus te plenifique de seu amor e te conceda o que achar melhor para ti. Que o amor de Deus reine em teu coração”. (Antologia Mp., p.25).

“A caridade sobressai entre todas as virtudes. Sem caridade não há santidade”. (Antologia Mg., I,pp.147-148).

“Quanto bem poderíeis fazer, se soubésseis manter aquele comportamento bondoso, humilde, reservado... e se falásseis do Coração de Jesus e do vosso Instituto com zelo e entusiasmo que somente o amor produz”. (Antologia Mg.,II, pp. 115-116).

“Lembrai-vos frequentemente, que Deus nos tratará, nem mais nem menos, como tivermos tratado nosso próximo”. (Antologia Mg.,II, p.112).

“Faze o bem, faze-o sempre com a palavra e com o exemplo, com a oração”. (Antologia Mg.,II, p.108).

“Não é suficiente não fazer mal ao próximo, mas é necessário fazer-lhe o bem, alegrar-se com sua felicidade e entristecer-se com os seus sofrimentos, como se isto acontecesse a nós mesmos”. (Antologia Mg.,I, p.8).


PALAVRA DE DEUS
 “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”. (Atos 2,41-47).

“Portanto, com tamanha nuvem de testemunhas em torno de nós, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que nos envolve. Corramos com perseverança na competição que nos é proposta, com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição” (Hb 12, 1-2).

PALAVRA DOS PAPAS

 O exame de consciência sobre as nossas palavras nos faz compreender se somos cristãos da luz, das trevas, ou cor de cinza: disse o Papa Francisco. As pessoas são reconhecidas pelas suas palavras. São Paulo convidava os cristãos a comportarem-se como filhos da luz e não como filhos das trevas. O Papa falou também de outro grupo de cristãos que não são nem luminosos, nem tenebrosos. São os cristãos cinzentos que às vezes estão de um lado, às vezes do outro. O Papa concluiu exortando a refletirmos sobre as nossas palavras, a não nos deixarmos enganar por palavras vazias, bem ditas, mas vazias, e a comportarmo-nos como filhos da luz. (Papa Francisco 27 outubro 2014).

“O Pontífice observou que a pedagogia de Jesus, também conosco, é assim: passo a passo nos prepara para compreendê-lo bem. Na prática prepara-nos para ser Cireneus para ajudá-lo a carregar a cruz. A tal  ponto que a nossa vida cristã sem isto não é cristã. A realidade é outra: Jesus salvou todos nós fazendo-nos percorrer o mesmo caminho escolhido por Ele. Assim, também a nossa identidade de cristãos deve ser guardada. E não se deve cair na tentação de pensar que ser cristão é um mérito, é um caminho espiritual de perfeição: não é um mérito, é mera graça. É também um caminho de perfeição, mas sozinho não é suficiente. Porque, concluiu o Pontífice, ser cristão é o segmento de Jesus na sua própria identidade, naquele mistério da morte e da ressurreição”. (Papa Francisco 26 de setembro de2014).

 “Às vezes o “ar” que respiramos em nossa sociedade não é saudável, está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, e que também não é humana, porque está dominada por interesses econômicos, preocupada apenas com as coisas terrenas e privada de uma dimensão espiritual.” (Papa Bento XVI).

O Papa PAULO VI, na Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” (1975) nos confirma: "O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas". São Pedro exprimia isto mesmo muito bem, quando evocava o espetáculo de uma vida pura e respeitável, "para que, se alguns não obedecem à Palavra, venham a ser conquistados sem palavras, pelo procedimento" (1Pd 3,1). Será pois, pelo seu comportamento, pela sua vida, que a Igreja há de, antes de mais nada, evangelizar este mundo; ou seja, pelo seu testemunho vivido com fidelidade ao Senhor Jesus, testemunho de pobreza, de desapego e de liberdade frente aos poderes deste mundo; numa palavra, testemunho de santidade”.

O “DOCUMENTO DE APARECIDA”, quando fala dos Fiéis leigos e leigas, discípulos e missionários de Jesus, Luz do Mundo, nos diz: “São chamados também a participar na ação pastoral da igreja, primeiro como testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado...”(212).

 ----------
EMPENHO DIÁRIO:

Com que formas de testemunho devo me empenhar mais para revelar aos outros o carisma de Madre Clélia?

Procuro no meu cotidiano refletir a Palavra de Deus e partilhá-la com os outros?

Serei capaz neste final de ano motivar, organizar, dirigir a novena de natal com meus vizinhos ou família?

---------------
Oração: ORAÇÃO DA MANHÃ
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver, além das aparências, teus filhos
como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se achegarem a mim,
sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me de tua beleza.
E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos.



“A família é o lugar onde nos formamos como pessoas. Cada família é um tijolo que constroi a sociedade”. (Papa Francisco).



 GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.


   
Triênio Ano A   -  9 Reflexão  outubro.

 Pedagogia das Imagens
Método sábio de Madre Clélia


Clélia Merloni descobre a eficácia dos símbolos, que apresenta numa simples imagem, tendo como inspiração as coisas e acontecimentos do dia-a-dia. Segue o exemplo de Jesus, que ensinou as multidões por meio de parábolas.

 LUZ – FOGO – CALOR
“Levai a CHAMA do santo amor a todos os ângulos da terra...” (PM 47)
“Quando Jesus não está presente em meu espírito, o SOL se retira da minha alma, e não se encontra nela senão inverno, luto e morte.” (PM 462).
“A obediência é um FAROL que guia com alegria ao porto, não obstante os espessos nevoeiros e as terríveis tempestades dos sofrimentos internos.” (PM 532).
“Onde há o FOGO do divino amor, ele não pode permanecer oculto nem inativo, mas rapidamente se manifestar com a chama viva de um santo zelo...” (PM 77.)

A LOCOMOTIVA DO TREM - “Nosso coração não deveria estar aceso de zelo como a LOCOMOTIVA DO TREM, que pela força do calor, arrasta atrás de si todos os vagões presos a ela?” (PM 114).

 TERRA – FLOR – JARDIM - “Lembra-te muitas vezes que a alma é semelhante à TERRA: tem necessidade de ser trabalhada para tornar-se fecunda.”(PM 57)

PÓ - “... Dos movimentos do teu coração se levantará talvez um PÓ que encherá de inquietação o caminho que tens a percorrer.” (PM 39)

MALHA SOLTA - “Cada pequena infidelidade é uma MALHA SOLTA, que ... prejudica todo o trabalho.” (PM 435).

ROCHA - “... se até o mundo inteiro se desencadeasse contra mim, elevaria os olhos ao céu, mantendo-me firme e imóvel como uma ROCHA apoiada na cruz com Jesus.” (PM 461)

FORMIGA - “Ó preguiçosa observe a FORMIGA, aprende dela a sabedoria; observa as estrelas: todas fazem a vontade do Criador; à Sua ordem espalham suas luzes, cada uma em seu lugar.” (PM 433)

 NAVE - Contemple mais fortemente o Coração de Jesus, o único repouso das almas cansadas e provadas, que nenhuma tempestade pode naufragar.

PALAVRA DE DEUS - Lucas 5:3 6-38 – VESTES NOVAS – VINHO NOVO - "36. Propôs-lhes também esta comparação: Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha. 37. Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres; 38, mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam."

O SEMEADOR - Marcos 4,1-9 -  1. Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto dele tão grande multidão, que ele teve de entrar numa barca no mar e toda a multidão ficou em terra na praia. 2. E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes na sua doutrina: 3. Ouvi: Saiu o semeador a semear. 4. Enquanto lançava a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra parte caiu no pedregulho, onde não havia muita terra; o grão germinou logo, porque a terra não era profunda; 6. Mas, assim que o sol despontou, queimou-se e, como não tivesse raiz, secou. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; estes cresceram, sufocaram-na e o grão não deu fruto. 8. Outra caiu em terra boa e deu fruto, cresceu e desenvolveu-se; um grão rendeu trinta, outro sessenta e outro cem. 9. E dizia: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!

PAPA FRANCISCO
Mercado Local - “O cristão é um homem ou uma mulher que sabe como vigiar seu coração. E, muitas vezes o nosso coração, com tantas coisas que vêm e vão, parece um mercado local: tem de tudo. Tudo você pode encontrar lá... Não! Precisamos discernir isto é do Senhor e isto não, e permanecer firmes no Senhor”. (Meditação da Manhã, 7 janeiro 2014)

“Sem o sal de Jesus, nos tornamos cristãos de museu” - “O sal tem sentido quando dá sabor às coisas. Também penso que o sal mantido num recipiente com a umidade, perde força. O sal que recebemos é para ser doado, para dar sabor e para ser oferecido. Do contrário, se torna insípido e não serve. Devemos pedir ao Senhor para que não nos tornemos cristãos como o sal insípido. Mas o sal tem também outra particularidade: quando bem usado, não se sente o seu gosto, sente-se o sabor do alimento: o sal torna o alimento mais saboroso. Esta é a originalidade cristã!” Originalidade todavia, que não significa uniformidade. Cada cristão tem o seu sabor, com os dons que o Senhor lhe deu, pois o sal não deve ficar somente dentro de nós, mas deve ser usado de dois modos. O primeiro: dar o sal a serviço das refeições, a serviço das pessoas, a serviço dos outros. Segundo: a transcendência para o autor do sal, o Criador, através da oração e da adoração. “Assim o sal se mantém, não perde o seu sabor. Com a adoração, eu transcendo de mim mesmo para o Senhor. E com o anúncio evangélico, eu saio de mim para dar a mensagem. Mas se não fizermos isso – essas duas transcendências – o sal permanecerá no recipiente e nós nos tornaremos cristãos de museu.” (23 maio 2013).

Cristãos de sala de estar - Na Igreja há cristãos mornos, os cristãos sala de estar, educados, mas que mesmo com o anuncio e o fervor apostólicos não se sentem filhos, pertença da Igreja.(16 maio 2013)

Rostos de Santos - “Porque alguns pensam que ter piedade significa fechar os olhos, fazer cara de santinho, disfarçar-se de santo. Em piemontês nós dizemos: ser «mugna quacia» (fingido). Não é esta a dádiva da piedade. O dom da piedade significa ser verdadeiramente capaz de se alegrar com quantos estão alegres, de chorar com quem chora, de estar próximo daquele que está sozinho ou angustiado, de corrigir quantos erram, de consolar quem está aflito, de acolher e socorrer aquele que está em necessidade.” (Audiência 4 junho 2014)
----------
EMPENHO DIÁRIO:

Eu me esforço para perceber a presença de Deus nas muitas imagens que eu vejo todos os dias?

Nem todas as imagens, no entanto, são positivas. Me empenho por rejeitar as negativas para me concentrar nas boas e belas?

Que imagens costumo repassar para os outros: minha família, meus amigos, colegas, etc ....?

---------------
Oração: Ó meu Deus, meu Criador e Mestre supremo, ... que o meu único empenho seja  aquele que é o meu único bem: servi-lo, louvá-lo e amá-lo!”(Madre Clélia, PM 516)



Olhe para tudo com o olhar de Jesus, Maria

e Madre Clélia. 

GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.

Triênio Ano A  -   Reflexão 8 setembro

Como Família é possível viver a Unidade.

            Papa Francisco e a Unidade.
            Na audiência geral 25/09/2013 na Praça de São Pedro o Papa Francisco desenvolveu na sua catequese o tema da unidade da Igreja. No Credo dizemos: “Creio na Igreja Una...”, ou seja, professamos que é única; a Igreja é uma só para todos. Em toda a parte, mesmo no lugar mais isolado da Terra, na paróquia mais pequenina, aí existe a mesma e única Igreja; aí estamos em casa, somos irmãos e irmãs:
            Não há uma Igreja para os europeus, uma para os africanos, uma para os americanos, uma para os asiáticos, uma para os que vivem na Oceania, mas é a mesma em todo o lado. É como uma família: podemos estar longe, espalhados pelo mundo, mas as ligações profundas que unem todos os membros conservam-se fortes seja qual for a distância. Penso na experiência da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro: naquela multidão sem fim de jovens presentes na praia de Copacabana, ouviam-se falar muitas línguas, viam-se rostos com traços muito diversos; e, contudo, estávamos unidos, sentíamo-nos e éramos uma única Igreja.
O Papa Francisco referiu-se, assim, às muitas feridas que ainda afetam a Igreja como, por exemplo, as diferenças entre católicos, protestantes e ortodoxos... É preciso procurar construir a unidade: “O nosso mundo tem necessidade de unidade, de reconciliação, de comunhão e a Igreja é Casa de Comunhão. São Paulo dizia aos cristãos de Éfeso: Eu, prisioneiro em nome do Senhor, exorto-vos: comportai-vos em modo digno ao chamamento que haveis recebido, com humildade, doçura e magnanimidade, suportando-vos uns aos outros no amor, conservando a unidade do espírito por meio do vínculo da paz. Humildade, doçura, magnanimidade, amor para conservar a unidade! E continuava: um só corpo, aquele de Cristo que recebemos na Eucaristia; um só Espírito, o Espírito Santo que anima e recria a Igreja; uma só esperança, a vida eterna; uma só fé, um só batismo, um só Deus, Pai de todos, sem discriminação. Todos os irmãos. Eis a fé.
O Papa Francisco concluiu a sua catequese afirmando que a unidade da Igreja tem um motor que é o Espírito Santo: “A nossa unidade, não é primariamente fruto do nosso esforço por vivermos de acordo e unidos; mas vem d’Ele que faz a harmonia na diversidade. Por isso é importante a oração, que é a alma do nosso compromisso de homens e mulheres de comunhão, de unidade. Peçamos-Lhe que nos faça cada vez mais unidos e não nos deixe ser jamais instrumentos de divisão.”
Na audiência do dia 22/01/2014, a catequese do Papa Francisco versou sobre a Unidade dos Cristãos “Mas o nome de Cristo cria comunhão e unidade e não divisão! O Batismo e a Cruz são elementos centrais do discipulado cristão que temos em comum. As divisões, ao contrário, debilitam a credibilidade e a eficácia do nosso empenho de evangelização e arriscam esvaziar a Cruz da sua força”, disse o Papa. Há necessidade de unidade na Igreja e entre as comunidades cristãs. Recordando a conversão de São Paulo, Francisco disse que esta experiência mostra o quão profunda é a união entre os cristãos e o próprio Cristo. Segundo ele, a imagem do corpo, cuja cabeça é Cristo, ajuda a compreender esta profunda ligação Igreja-Cristo.
O Santo Padre reconheceu que na Igreja há uma diversidade de tarefas e de funções. Mas ao mesmo tempo em que há a riqueza dos dons que o Espírito Santo distribui, há também a comunhão e a unidade. “Lembremos bem: ser parte da Igreja quer dizer ser unido a Cristo e receber Dele a vida divina que nos faz viver como cristãos (…) e quer dizer também aprender a superar personalismos e divisões”. (19/06/2013).
            A Base da Unidade que Agrada a Deus na Sagrada escritura.

            Conquanto os métodos humanos para manter a unidade possam parecer práticos e eficientes, os verdadeiros seguidores de Jesus procurarão manter a unidade do modo que ele nos ensina nas Escrituras.
            João 17:17-23 A oração de Jesus mostra a base da unidade que agrada a Deus. União com Deus requer santificação do pecado do mundo (João 17:17-19). Nossa unidade tem que ser modelada pelo exemplo divino. O Pai e o Filho são pessoas distintas, mas concordam em tudo o que dizem e fazem. Os cristãos, portanto, buscam desenvolver a mente de Cristo através do estudo de sua palavra para que possam aprender a pensar como Deus pensa (1 Coríntios 2:9-16).

1ª Coríntios 1:10 O apelo de Paulo mostra que a palavra revelada é a base de nossa unidade. Nossa união é baseada em Jesus Cristo.
Tiago 3:17-18 O comentário de Tiago nos recorda as prioridades corretas que deveremos buscar. A sabedoria divina "é, primeiramente, pura; depois, pacífica... Quando somos fiéis a Cristo, estamos seguros da comunhão com ele e com seus verdadeiros seguidores (1 João 1:5:7). Deveremos incentivar a paz. A unidade que Deus quer está entre Deus e seus servos obedientes (João 14:23) e consequentemente, entre os irmãos que servem o mesmo Deus.
            2ª Crônicas 30:12 Eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. 
            Romanos 15:5 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 
            Efésios 4:1-7  Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.
 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

A Unidade nos Escritos de Madre Clélia.
“... vigiai sobre vossas palavras e sobre vossas atitudes, para nada dizer ou fazer que desagrade.”(Antologia Espiritual Mg.,II,p.107).

“Lembra-te, que a tolerância mútua faz parte do preceito da caridade...porque toda criatura, aqui na terra, tem defeitos e imperfeições...sem a tolerância recíproca, a união dos corações seria, impossível como a fusão da água com o fogo.” (Antologia Espiritual Mg.,I,p.29).

“É necessário que o amor ao próximo elimine toda maledicência ou crítica: toda zombaria aos presentes, toda espécie de censura aos ausentes, toda palavra que possa colocar nas almas a semente da discórdia.” (Antologia Espiritual Mg.,II,p.108).

Concluindo
O nosso próprio relacionamento com Deus, por mais vital que seja não é suficiente para produzir maturidade espiritual e perseverança. Os relacionamentos em um grupo de cristãos unidos, cheios do Espírito são essenciais para o crescimento e para manter a nossa fidelidade individual com o Salvador.
A unidade deve ser sempre característica e o desafio da comunidade cristã. A unidade é dom de Cristo ressuscitado e parte essencial do testemunho. É ela o testemunho pelo qual gerações chegarão à fé. A fé é fundamentalmente testemunho. Assim sendo, somos responsáveis pela fé uns dos outros e das gerações futuras, pois a adesão dos outros a pessoa de Jesus Cristo depende, em boa parte, de nosso testemunho e da qualidade de nossa vida cristã.
----------

EMPENHO COMPROMISSO

Quando ouço falar de cristãos que sofrem no mundo, fico indiferente ou sou solidário?
           Quando os filhos relatam dificuldades de viver os valores aprendidos em casa na convivência com os amigos, como pais qual é nossa atitude?
          No GFASC, buscamos viver a unidade como família? E na comunidade paroquial da qual fazemos parte?

Oração: João 17,20-22 “Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. Eu lhes tenho transferido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos: …”

Viver a unidade na diversidade, eis o nosso desafio de cristãos.



GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.

Triênio Ano A  -   Reflexão 7 agosto

Relação da Família GFASC com Maria

Maria para Clélia é Mãe, é modelo, é estrela, é bússola, é guia, é nave, é tudo!

Maria te conhece pelo nome; reservou ternura para ti, quer modelar, plasmar, junto com o Sagrado Coração, o teu coração consagrado, para torná-lo materno, aberto, livre, acolhedor.
Quando você está cansado, quem é que vem em teu socorro? É ela! Percebe que te faltam as forças, que estas para cair e, imediatamente, intervém. Quando estas carentes de amor, de alegria, de doação, é ela que vem junto de ti, abre a porta do seu coração dia e noite. Em qualquer momento que a Ela recorras, deves ter a certeza de que não te rejeitará, mas te acolhe, está pronta a ouvir-te, permite que te desabafes, que lhes abra totalmente o coração, mesmo nas regiões mais sombrias, mais carentes que mais amedrontam. Ela é para todos refúgio seguro.
Na vida de Clélia percebe-se a indispensável presença de Nossa Senhora, para se chegar mais facilmente ao Sagrado Coração de Jesus. Para poder agradar a Ele cada vez mais, é preciso pedir a ajuda de Maria. Sim, Nossa Senhora ajude cada uma de vós a aproximar-se do Coração Sagrado de Jesus. (cf caderno de espiritualidade, 7 pg 05,06,12).

Amar Jesus com o coração de Maria - “Recorre à tua querida mãe, Maria; dize-lhe que queres amar o seu Jesus, e queres amá-Lo muito; pede-lhe que te empreste seu materno coração, a fim de que, com ele, tu possas amar Jesus sinceramente.” (Madre Clélia, PM 5.


 “Jamais se viu em Maria, durante sua permanência no Templo, um gesto brusco; jamais se ouviu dela uma palavra áspera, de crítica, de contestação e contradição, porque preferia ceder por condescendência que vencer a custa da doçura; jamais se viu nela um semblante frio e displicente; acolha sempre a todos de maneira amável, doce e graciosa, porque estava sempre disposta a prestar serviço...” (Madre Clélia, PM 194).

João 2, 1-25 – Bodas de Caná - 1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. 3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três medidas. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, 10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. 13 E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambistas sentados. 15 E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e derribou as mesas; 16 E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. 17 E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou. 18 Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? 19 Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do templo do seu corpo. 22 Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito. 23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. 24 Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; 25 E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.

 

Lucas 1,39-56 – A visitação de Maria a Izabel “E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprirem-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

 

João 19, 26-27 – Eis aí tua Mãe- “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde àquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

 

Papa Francisco- Homilia Solenidade de Maria SS.ma Mãe de Deus, 1 janeiro 2014 - O nosso caminho de fé está indissoluvelmente ligado a Maria, desde o momento em que Jesus, quando estava para morrer na cruz, no-La deu como Mãe, dizendo: «Eis a tua mãe!» (Jo 19, 27). Estas palavras têm o valor dum testamento, e dão ao mundo uma Mãe. Desde então, a Mãe de Deus tornou-Se também nossa Mãe! Na hora em que a fé dos discípulos se ia quebrantando com tantas dificuldades e incertezas, Jesus confiava-lhes Aquela que fora a primeira a acreditar e cuja fé não desfaleceria jamais. E a «mulher» torna-Se nossa Mãe, no momento em que perde o Filho divino. O seu coração ferido dilata-se para dar espaço a todos os homens, bons e maus, todos; e ama-os como os amava Jesus. A mulher que, nas bodas de Caná da Galileia, dera a sua colaboração de fé para a manifestação das maravilhas de Deus na mundo, no Calvário mantém acesa a chama da fé na ressurreição do Filho, e comunica-a aos outros com carinho maternal. Assim Maria torna-Se fonte de esperança e de alegria verdadeira.

 

Papa Francisco – Jardim do Vaticano, 31 maio 2014- Hoje, no final do mês de Maria, é a festa na qual recordamos a visita que ela fez a santa Isabel. O Evangelho diz-nos que, depois do anúncio do Anjo, ela foi à pressa, não perdeu tempo, foi imediatamente servir. É a Virgem da prontidão, Nossa Senhora da prontidão. Está sempre pronta para vir em nossa ajuda quando a invocamos, quando pedimos o seu auxílio, a sua protecção a nosso favor. Nos muitos momentos da vida nos quais precisamos da sua ajuda, da sua tutela, recordemos que ela não se faz esperar: é a Nossa Senhora da prontidão, vai imediatamente servir.



EMPENHO DIÁRIO

O exemplo de Maria me ajuda a superar os momentos difíceis e problemáticos do meu cotidiano?

Maria olhava todos com os olhos do coração, mais que com os olhos físicos, e eu me esforço para fazer o mesmo?

Transmito a alegria de ser cristão para os outros, como fez Maria?

Oração: Maria, Estrela da Nova Evangelização, nos ajude a resplandecer com o testemunho de comunhão e serviço, de fé generosa e ardente, de justiça e amor para com os pobres, afim de que a alegria do Evangelho se estenda até os confins da terra e nenhuma periferia seja privada da vossa luz. Mãe do Evangelho vivo, fonte da alegria para  os mais pequenos, rogai por nós. Amém. (Papa Francesco).
  
Dar-se totalmente a Jesus por meio de Maria. 



GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Sagrado Coração de Jesus, guiados por Madre Clélia Merloni.




   

Triênio Ano A   -   Reflexão 6 Julho



     A Eucaristia na vida de Madre Clélia



“Só Deus habite em ti!” (MC)



A Eucaristia é o centro da vida de toda a Igreja, porque é o próprio Cristo que vive e age na mesma e é também o centro da vida cristã, porque é sempre Cristo que vive e trabalha em nós. A Eucaristia é Jesus que se faz alimento, realizando em nós três efeitos: nos alimenta, nos torna um com Ele nos une com ao outro.





A Instituição da Eucaristia. (Mc 14,22-24)


“22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o dizendo: "Tomem, este é o meu corpo" 23Depois tomou o cálice, deu graças e entregou e todos beberam. 24E ele disse: "Este é o meu sangue da aliança, derramado em favor de muitos. 25em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, no reino de Deus."



Multiplicação dos Pães e Peixes. (Mt 14,13-21)

E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazeis-mos aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobraram, doze cestos cheios. E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.



Madre Clélia

"Recebe frequentemente a Jesus:... é um antídoto poderoso contra o veneno da soberba e dos apegos terrenos." (PM 155)



"... deixo-te aos pés de Jesus Sacramentado, para que exponhas diante Dele tuas penas, temores e desejos e... toda a veemência do teu amor filial. Fica certíssima de que Ele, consolador dos aflitos, te confortará e te conduzirá à prática de todas as virtudes com as quais deseja ver adornado o jardim delicioso de tua alma." (PM 416)



"Se tivéssemos mais fé, e sincero desejo de aproximar-se de Jesus e segui-lo, a Igreja, onde Ele habita, seria o lugar das nossas mais cara alegrias, e aos pés do Santo Tabernáculo, passaríamos as horas mais belas da nossas vidas!" (PM 408)



"Se a sua alma é débil e fraca, prove do remédio eficaz, que é oferecido a você na Santa Eucaristia." (Caderno de Espiritualidade n.5, p.44)



Papa Francisco

"Nunca daremos suficientemente graças ao Senhor pela dádiva que nos concedeu através da Eucaristia! Trata-se de um dom deveras grandioso e por isso é tão importante ir à Missa aos domingos. Ir à Missa não só para rezar, mas para receber a Comunhão, o pão que é o corpo de Jesus Cristo que nos salva, nos perdoa e nos une ao Pai. É bom fazer isto! E todos os domingos  vamos à Missa, porque é precisamente o dia da Ressurreição do Senhor. É por isso que o Domingo é tão importante para nós! E com a Eucaristia sentimos esta pertença precisamente à Igreja, ao Povo de Deus, ao Corpo de Deus, a Jesus Cristo. " (Audiência 5  fevereiro 2014)


“É preciso ter sempre presente que a Eucaristia não é algo que nós fazemos; não é uma nossa comemoração daquilo que Jesus disse e fez. Não! É precisamente uma ação de Cristo! Ali, é Cristo quem age, Cristo sobre o altar! É um dom de Cristo, que se torna presente e nos reúne ao redor de si, para nos alimentar com a sua Palavra e a sua vida”. (Audiência 12  fevereiro 2014)

“Como é doce permanecer diante dum crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê-lo simplesmente para estar à frente dos seus olhos! Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! (Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM, n.264 )

“...Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena e, com Ele, é mais fácil encontrar o sentido para cada coisa. É por isso que evangelizamos. O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária.” (Exortação  Apostólica EVANGELII GAUDIUM, n.266 )

“...No amor é mais importante dar que receber. Quem ama sabe dar. Dá coisas, dá vida, dá-se a Deus e aos outros. Ao invés, a pessoa que não ama e que é egoísta procura sempre reter para si.  Quer sempre possuir coisas, possuir vantagens. Então, os conselhos espirituais de permanecer com o coração aberto, não como o dos discípulos que estava fechado, e os levou a não entender. Trata-se, permanecer em Deus como Deus permanece em nós. E permanecer no seu amor. (Santa Missa Capela Santa Marta, 9 janeiro 2014)

“É na Eucaristia, o Senhor faz-nos percorrer o seu caminho, que é de serviço, de partilha e de dom, e aquele pouco que temos o pouco que somos se for compartilhado, torna-se riqueza porque o poder de Deus, que é de amor, desce até à nossa pobreza para transformá-la.”

“Oremos a fim de que a participação na Eucaristia nos estimule sempre: a seguir o Senhor cada dia, a ser instrumentos de comunhão, a partilhar com Ele e com o nosso próximo aquilo que nós somos. Assim, a nossa existência será verdadeiramente fecunda” (Solenidade de Corpus Christi, 30 maio, 2013)

Rezemos com Madre Clélia

“Sangue e Chagas do meu Jesus, sede minha força, meu sustento, minhas armas nas lutas espirituais, morais, físicas e temporais. Sede minhas vitórias, meus méritos, minhas virtudes.”(PM 159)

“...Convosco, oh meu dileto Jesus, eu recebo a vossa força, a sabedoria, a vossa grandeza e misericórdia, a vossa bondade, o zelo e a vossa imensa caridade. Ilumine minhas trevas, tire minha ignorância.” (Escritos de Madre Clélia Merloni, orações, p. 16)

“Vem Jesus te invoca esta pobre alma, esperando por ti: vem logo fazê-la feliz” (Escritos de Madre Clélia Merloni, orações, p. 48)
----------
Sinto diferença quando recebo a Eucaristia de quando não A recebo?

Sinto  necessidade, de alimentar-me do corpo de Cristo?

Com qual devoção, preparação, me aproximo da comunhão?

EMPENHO
Encontre um tempo para orar, fazer uma pausa em adoração diante de Jesus presente no tabernáculo.
-------
Coração eucarístico de Jesus, fogo da caridade Divina, concede a paz ao mundo.


“Nossa tristeza infinita se transforma somente
com um infinito amor.”  (Papa Francisco)
 


GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.



         Triênio Ano A

A confiança de Madre Clélia no Coração de Jesus.  Parte 2.
Reflexão 5 Junho
Uma fonte que brota do coração.

A revelação bíblica é o melhor alicerce para a devoção ao Coração de Cristo. É útil, porém, acrescentar algumas citações dos Santos Padres para saber como essa espiritualidade se desenvolveu na Tradição cristã.
Um grande especialista da devoção ao Coração de Jesus na Idade Média, K. Richstätter escreveu: “Nos primeiros mil anos do cristianismo, a ideia do Sagrado Coração de Jesus era desconhecida”. Houve muita reação a essa afirmação e vários autores começaram a citar numerosos textos dos Santos Padres. Mais tarde, Hugo Rahner, outro estudioso da devoção, sistematizou essas citações, extraindo da teologia patrística (são os padres de Igreja os primeiros estudiosos da Escritura e os mais antigos testemunhos da fé da Igreja e da vida cristã dos primeiros sete séculos,) três grandes temas:
1.     Há um conjunto de textos que se referem a João 7, 37-39. São textos que falam da água viva que nasce do lado de Cristo transpassado na cruz. Há uma fonte que brota do seu Coração.
2.     Depois aparece uma tradição patrística sobre São João, o discípulo amado, que reclinou a sua cabeça sobre o peito do Senhor (Jo 13, 23-25).
3.     Finalmente, inúmeros textos patrísticos falam da origem da Igreja que nasce do Cristo transpassado na cruz (Jo 19, 34).

“Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu seio correrão rios de água viva”.
Um primeiro testemunho claro para a leitura efesina (a leitura mais antiga de Éfeso) é Hipólito de Roma, em seu comentário de Daniel 1, 17. Hipólito recebeu a interpretação de Santo Irineu, discípulo de São Policarpo que, por sua vez, conheceu o apóstolo João. Irineu escreve: “Mas o Espírito Santo está em nós, e Ele é aquela água viva que o Senhor oferece a todos os que nele creem como Ele manda” (Ad. Haereses, V, 18,2). E escreve  ainda no mesmo livro: “A Igreja é a fonte da água viva que brota para nós do Coração de Cristo. Onde está a Igreja, ali está o Espírito de Deus, e onde está o Espírito de Deus, ali está a Igreja e toda a graça. Mas o Espírito é verdade. Aquele que não participa deste Espírito, não receberá nenhum alimento nem vida no seio de nossa Igreja, nem pode beber da fonte cristalina que brota do Corpo de Cristo” (ibid. III 24,1). Pe. Francisco Sehnem, scj.Especialista na Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

Para Madre Clélia

“... quando ruge a tempestade, refugia-te na cela do Coração de Jesus, e consola-te com a esperança que suas promessas despertam...Ele disse: “procurais e achareis; batei e abrir-se-vos-á”. Reza e O encontrarás”. (Antologia Mg.,II,p.174).

“O Coração de Jesus seja o Tudo para nós; escondido Nele esqueça todas as coisas criadas... buscando acima de tudo, a resignação perfeita a sua santíssima vontade”. (Antologia Mg.,II,p.80).

“... Recomende-se ao Sagrado Coração, ofereça a Deus sua angústia e encontrará Nele todo conforto, todo apoio nos seus sofrimentos”.(Antologia Mg.,Ap.,pp.9-10)

Palavra de Deus

Dentre as fundações bíblicas destacamos do Antigo Testamento, a Aliança de Deus com o povo, narrada no livro de Deuteronômio: “Escuta Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E estas palavras que hoje te ordeno estarão sobre o teu coração” (Dt 6,4-6).
No Novo Testamento, o Evangelho de São João traz dois trechos que são centrais no culto ao Sagrado Coração de Jesus: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba; quem crê em mim, conforme diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva” (Jo7, 37-38).

“Chegando a Jesus viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água” (Jo 19, 33-34).

Com a Igreja
Sagrado Coração de Jesus: Ótima maneira de mergulhar na misericórdia do Senhor

A devoção ao Coração de Jesus decorre da meditação dos textos bíblicos, esta relação foi confirmada pelo Papa Pio XII na Encíclica Haurietis Aquas, sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Afirma o Sumo Pontífice que: “Com todo esse amor, terno, indulgente e longânime, mesmo quando se indigna pelas repetidas infidelidades do povo de Israel, Deus nunca chega a repudiá-lo definitivamente; mostra-se, sim, veemente e sublime; mas, contudo, em substância isso não passa do prelúdio daquela inflamadíssima caridade que o Redentor prometido havia de mostrar a todos com o seu amantíssimo coração, e que ia ser o modelo do nosso amor e a pedra angular da Nova Aliança”.

Na tradição cristã, o sangue é interpretado como um símbolo do sacrifício e do mistério Eucarístico. A água simboliza o Espírito Santo, que flui de Cristo à Igreja. Este Coração é uma fonte inesgotável de vida e de bênção.

Outros Santos Padres também recomendaram essa devoção. Além da Haurietis Aquas, do Papa Pio XII, encontramos, na Carta Apostólica Investigabiles Divitais Christi, do Papa Paulo VI, a afirmação de que essa devoção é uma ótima maneira de honrar a Jesus, observando inclusive a estreita relação entre ela e o mistério Eucarístico. O saudoso Papa João Paulo II, em sua primeira encíclica, Redemptor Hominis, afirmou que: “A redenção do mundo, aquele tremendo mistério do amor em que a criação foi renovada é, na sua raiz mais profunda, a plenitude da justiça num Coração humano”. Por diversas vezes ele associou o Coração de Cristo a cada coração humano.

Portanto, o coração é o símbolo que fala do interior e do espiritual. Desta forma, o Senhor ilumina o coração humano e o convida a compreender e mergulhar nas “insondáveis riquezas” que brotam de Seu Coração. Jesus nos atrai para Seu Coração e nos fala porque deseja comunicar todo o Seu amor, para que tenhamos um coração semelhante ao d’Ele.

Rezemos com Madre Clélia, neste mês Eucarístico

A Jesus Eucarístico.
Meu querido Jesus Eucarístico dê-me, vos peço o verdadeiro espírito de adoradora para adorar-Vos dia e noite e para reparar os ultrajes que recebeis na Eucaristia. Eu me uno a todas as almas santas, que vos adoram em nossos altares, e a todas aquelas que vos adorarão no passar dos séculos, tornando, assim, eternas minhas homenagens, meu amor e minha dor por ter-Vos ofendido tanto, no mistério mais maravilhoso do Vosso amor.

https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0CTenho me empenhado em conhecer mais sobre o Coração de Jesus ou espero sempre que o outro me convide?
https://mail.google.com/mail/u/0/e/B0CNeste mês de junho serei capaz de me por a disposição para auxiliar nas entronizações do Coração de Jesus nas famílias?

  “Eucaristia, amor dos amores” – São Bernardo.



***********************************************************************

GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni. Triênio Ano A A confiança de Madre Clélia no Coração de Jesus. Reflexão 4 “O Coração de Jesus seja o nosso TUDO” (PM 243) “Tens extrema necessidade de desconfiar de ti mesma e de atirar-te, com total confiança no Coração de Jesus, Dele só esperando todo bem, auxílio e vitória.” (PM 239) “Não te deixes abater pelas dificuldades, pelo insucesso, pela monotonia, pelo excesso de trabalho; pensa que tens o dever de fazer com que Deus seja amado e de amá-Lo tu mesma.” (Antologia 3.3) “Oferece todas as respirações e pulsações do teu coração, para que velem na sua presença, enquanto tu dormes, e como tantos atos de amor e de dom de ti mesma. O teu repouso seja para adquirires novas forças, a fim de servi-Lo melhor.” (PM 193). “Quando ruge a tempestade, refugia-te na cela do Coração de Jesus, e consola-te com a esperança que suas promessas despertam, perpetuamente, em toda alma piedosa. Ele disse: “Procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”. (PM 226). “Quando Jesus não está presente em meu espírito, o sol se afasta da minha alma, e não provo senão o inverno, luto e morte” (PM 462). Livro do GFASC (João 14,6) “Precisamos colocar todas as nossas no Sagrado Coração de Jesus, de quem temos de implorar e esperar a nossa salvação. A Ele devemos recorrer, Ele é Vide e Verdade. (João 14:6). Só então poderemos curar muitas feridas, e só então voltarão a brilhar a paz, eles vão soltar suas espadas e escapar de armas de mão”. Papa João XXIII: "No meu ministério, eu não quero conhecer outra Escola do que a do Sagrado Coração de Jesus". O Papa João Paulo II: “Mantenha os olhos fixos no Sagrado Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações para aprender com Ele as grandes lições de amor, bondade, e do sacrifício”. Madre Clélia indica o caminho: “Devemos entra na escola do Coração de Jesus através da chaga do amor... O seu Coração é a sala das núpcias, onde se conhece e se vive o amor esponsal. É a sala da purificação, de banhar-se no amor de Deus. É a sala onde se entra para saborear o amor”. Palavra de Deus Mt 11,28-29 – “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mc 4, 37-40 – “E levantou-se grande temporal de vento, as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia. Ele estava dormindo em um travesseiro na popa. Os discípulos o acordaram e disseram-lhe: "Mestre, não se te dá que pereçamos?”E ele acordou e repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio”! ”E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Ele disse-lhes: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”. Salmo 16: Proteja-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Eu disse a Deus: “Tu és o meu Senhor, sem ti não tenho bem nenhum.” Jer 17,7-8 – “Bem-aventurado o homem que confia no Senhor, e o Senhor a sua confiança. É como a árvore plantada junto da água, que lança suas raízes para a corrente: ela não teme quando vem o calor, suas folhas permanecem verdes, mas no ano de sequidão, não se preocupa, não deixa de dar fruto.” Provérbios 4: 23-27 – “Guarde o seu coração mais do que qualquer outra coisa, porque dele provém a vida. Afasta-te da boca enganosa; vai para longe dos lábios falsos. Os teus olhos olhem de frente, e o teu olhar dirija-se para diante. Aplaina o trilho sob os teus passos, e sejam firmes todos os teus caminhos. Não te desvies nem para a direita e nem para a esquerda, afasta nos teus passos do mal.” Papa Francisco “Muitas vezes temos confiança num médico: e isto é bom, porque o médico existe para nos curar; temos confiança numa pessoa: os irmãos e as irmãs podem ajudar-nos. É bom nutrir entre nós esta confiança humana. Contudo, nós esquecemos a confiança no Senhor: esta é a chave do sucesso da vida. A confiança no Senhor! Confiemos no Senhor! “Senhor, vê a minha vida: estou na escuridão, tenho que enfrentar esta dificuldade, cometi este pecado...”; tudo o que nós temos: “Olha para isto: eu confio em ti!”. E esta é uma aposta que nós devemos fazer: confiar nele, que nunca desilude. Nunca, jamais! Ouvi bem, vós rapazes e moças, que começais a vida agora: Jesus nunca desilude. Nunca! Este é o testemunho de João: Jesus, o bom, o manso, que terminará como um cordeiro, morto. Sem gritar. Ele veio para nos salvar, para tirar o pecado. O meu, o teu e aquele do mundo: tudo, tudo! E agora convido-vos a fazer algo: fechemos os olhos, imaginemos aquela cena ali, à margem do rio; enquanto João batiza, Jesus passa. E ouçamos a voz de João: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”. O Senhor Jesus, que é manso e bom — é um cordeiro — que veio para tirar os pecados, nos acompanhe ao longo do caminho da nossa vida. E assim seja! (Homilia 10 janeiro 2014- Igreja do Sagrado Coração de Jesus). “Jesus nos olha sempre com misericórdia; não esqueçamos nos olha com misericórdia, nos atende com misericórdia. Não tenhamos medo de nos aproximar dÉle! Ele tem um coração misericordioso! Se lhe revelamos as nossas feridas internas, os nossos pecados, Ele sempre nos perdoa. É pura misericórdia! Caminhemos para Jesus!” (9 junho 2013) “Às vezes, em nossa vida os óculos para ver Jesus são as lágrimas”. É com suas lágrimas, portanto, que Maria Madalena envia esta mensagem: “Eu vi o Senhor”. Ela o havia visto durante a sua vida e agora dá testemunho d'Ele.: É “um exemplo para o caminho da nossa vida”. “Todos nós, em nossa vida, sentimos a alegria, a tristeza, a dor", mas "nos momentos mais sombrios, choramos? Tivemos aquela bondade das lágrimas que preparam os olhos para olhar, para ver o Senhor?” (2 abril 2013) Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus. Confiai nEle, quando, na noite da dúvida vos assaltar. Confiai nEle, quando sua força é fraca. Confiai nEle, quando o ato de confiar te parecer a coisa mais árdua. Confie nEle! Ele é sempre fiel. Confiai nEle, pois o coração de Jesus é teu único repouso! O que mudou em minha vida desde que me consagrei ao Coração de Jesus?Como vivia antes? São muitas as tempestades que podem abater o nosso coração e muitas que podem atrapalhar a nossa vida. Quais são os meus medos e como eu as administro? -------------- “Quero ser sempre fiel para cumprir o que Jesus exige de mim a todo e qualquer momento!” (Madre Clélia - PM 486) A confiança trás as Bênçãos e a ajuda de Deus! **********************************************************************
 GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni. Triênio Ano A A Família GFASC em oração com Madre Clélia – parte 2 Reflexão 3 A Família como Igreja doméstica 1 - A família é chamada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração simples, cheia de esforço e de ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se transforme em oração. 2 - Em uma família que reza não faltará nunca a consciência da própria vocação fundamental: a de ser um grande caminho de comunhão. 3 - O homem é essencialmente um ser social; com maior razão, pode-se dizer que é um ser "familiar". 4 - "O matrimônio e a família cristã edificam a Igreja. Os filhos são frutos preciosos do matrimônio." 5 - A família é "base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiarão durante toda a vida". 6 - Que toda família do mundo possa repetir o que afirma o salmista: "Vede como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos" (Sl 133, 1). 7 - Os pais têm direitos e responsabilidades específicas na educação e na formação de seus filhos nos valores morais, especialmente na difícil idade da adolescência. (Familiaris Consortio - Exortação Apostólica - 1981) Todavia, só no Deus que se revela, a busca do homem encontra pleno cumprimento. A oração, que é a abertura e elevação do coração a Deus, torna -se assim relação pessoal com Ele. E mesmo que o homem se esqueça do seu Criador, o Deus vivo e verdadeiro não cessa de chamar-lo ao misterioso encontro da oração. Como afirma o Catecismo: “Na oração, é sempre o amor do Deus fiel a dar o primeiro passo; o passo do homem é sempre uma resposta. À medida que Deus Se revela e revela o homem a si mesmo, a oração surge como um apelo recíproco, um drama de aliança. Através das palavras e dos atos, este drama compromete o coração e manifesta-se ao longo de toda a história da salvação.” (N.º 2567) Rezar é descobrir a misericórdia de Deus: À medida que a pessoa, em oração, percebe a sua miséria, ela descobre sempre mais a misericórdia de Deus. A miséria pode ser grande, porém ela nunca será infinita. Ao passo que a misericórdia de Deus, esta sim, é sempre infinita. Quanto mais a pessoa olhar para dentro de si, mais ela se aproxima do amor de Deus. Na oração, é preciso deixar-se amar, encontrar o rosto misericordioso de Deus. O medo de Deus dificulta o resgate da misericórdia. O pecador tem mais necessidade de misericórdia do que de julgamento. Só ele conhece bem o seu pecado. O pecador arrependido não suporta um rosto severo de Deus. Temos como exemplo, a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32). Quem descobre a estrada da oração, também descobre o rosto misericordioso de Deus. É este rosto que será contemplado na oração. Quando se resgata o amor de Deus, a oração se torna um encontro esperado com "o Amado". Mais do que preparar a oração, que também é necessário, é preciso preparar-se para rezar, com disposição interior, com a alma aberta e disposta. A oração merece sua "hora nobre": Não se pode rezar a partir do "nada". Sentimos necessidade de plenitude e não de vazio. Dois namorados que se amam, podem ficar muito tempo, um olhando para o outro, sem dizer palavras. Basta estarem juntos. Seus corações estão em sintonia. Assim acontece na oração: dois amigos se olham e se entendem. Deus é este amigo próximo e fiel. É preciso permanecer em sua presença. Mesmo que você não escute sua voz, não fique desesperado, pois muitas vezes a resposta é o silêncio. Não é possível estabelecer um contato com Deus na oração, sem que alguma coisa se transforme ao nosso redor. (Dom Agenor Girardi). Rezando com a Palavra Sl 138 1 Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. 2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. 3 No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma. 4 Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca; 5 E cantarão os caminhos do Senhor; pois grande é a glória do Senhor. 6 Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. 7 Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará. 8 O Senhor aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos. 2 Samuel 22:7 Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro. Mateus 6:7;8 E, quando orares, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam antes mesmo de o pedirem. Rezemos com Madre Clélia MEU DEUS, eu Vos adoro, Vos amo com todo meu coração, com toda a minha alma. MEU DEUS, bendigo-Vos por tudo que fazeis e quereis fazer. MEU DEUS, creio em tudo o que a Igreja me ordena crer e morrerei de boa vontade para defender minha fé. MEU DEUS, dou-Vos o meu coração, minha vida, meu futuro, a mim mesma, inteiramente ... e para sempre. MEU DEUS, espero em Vós, no vosso perdão, no céu. MEU DEUS, farei tudo por Vós, hoje, neste mês, neste ano, para sempre, até meu último respiro ... Nada, nada para a minha satistação. MEU DEUS, observarei os Vossos Mandamentos, Vossos Conselhos, Vossas Inspirações. MEU DEUS, comungando, não quero esquecer um só instante Vossa Presença. MEU DEUS, quero alimentar-me de Vós ... Ó Divina Eucaristia, fazei com que vos procure e sempre vos prepare um coração muito puro! MEU DEUS, calarei nos momentos de inquietude, de mau humor e de impaciência. MEU DEUS, submeto-me a tudo ... Quão sábia, quão bondosa é Vossa divina vontade... -------- Mais do que preparar a oração, que também é necessário, é preciso preparar-se para rezar, com disposição interior, com a alma aberta e disposta. Estou conseguindo fazer isto? Pela oração tenho crescido na vivência dos sacramentos, sobretudo neste tempo da quaresma? Rezar é alimentar o nosso amor por Deus e deixar que Ele nos ame. ========================================================================== GFASC: Um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus guiado por Madre Clélia Merloni. Triênio Ano A A Família GFASC em oração com Madre Clélia Reflexão 2 “Encontro minhas delícias em entreter-me com Deus, em conservar-me na sua divina presença; não que eu pense sempre em Deus sem qualquer interrupção, mas sinto que meu coração está continuamente unido a Deus e em tudo se deixa conduzir pelo seu Espírito.” (M.Clelia – PM 487) “Não entres em oração a Deus com a mente distraída e com o coração sem mortificação; porque um desejo de vaidade, um desprezo, uma aversão, uma secreta inveja ou ciúme, uma afeição muito natural, tornam-te culpada, privando-te das comunicações com teu esposo Jesus... Deves recolher-te e conservar em teu coração todas as vozes e inspirações da graça, para conhecer bem aquilo que Deus quer de ti.” (M. Clélia, PM 439) “ Reza pelo Sumo Pontífice, pela Hierarquia Eclesiástica, pelos Institutos Religiosos... Oferece os méritos do preciosíssimo Sangue ao Pai Eterno pela conversão dos pecadores, por todas as almas atribuladas, pela extirpação das heresias, pelas alma do purgatório... Deves rezar, implorando graças para que os atinja a justiça divina, oferecendo os méritos do precioso Sangue ao Eterno Pai; mas, isto deves fazê-lo de joelhos, com os braços abertos.”(M. Clélia, PM 467) “... o que não posso fazer por meio do zelo com a atividade, estou muito disposta a fazê-lo ... com sacrifícios, em união com os merecimentos infinitos do preciosíssimo Sangue de Jesus, e com a oração que eu faço todos os dias, para obter um grande zelo, pelo glória de Deus, pela santificação da minha alma e pela sincera salvação do próximo.” (M. Clélia, PM 482). “Para rezar não é necessário nem livro, nem método, nem esforços da mante e da vontade. Basta que entre suavemente em mim mesma; aí encontro Deus, a paz, às vezes cheia de suavidade, às vezes árida, mas sempre íntima e real.” (M. Clélia, PM 487) “ Recolhe-te e escuta o que interiormente te dirá o Senhor. Deus quer estar somente contigo, porque quer falar-te ao coração. Não poderás ouvir sua voz senão no silêncio e na tranquilidade da alma.” (M. Clélia, PM 438). “... Sem oração, como posso dizer que glorifico a Deus e o sirvo? Como ter vontade reta, sincera e generosa de que tanto necessito? Como ter fé, pureza, humildade, caridade, união com Jesus? Como posso evitar as tentações, as quedas e conservar em mim a vida, isto é, a graça Divina?... A oração é para mim, indispensável como o pão, o ar e a própria vida.” (M. Clélia, PM 463) Palavra de Deus Lucas 6, 12-18 – E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, a quem também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, irmão de Tiago e Judas Iscariotes, que foi o traidor. E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades. Os atormentados por espíritos impuros eram curados. Marcos 1, 35-37 - De madrugada, estando ainda escuro, ele se levantou e retirou-se para um lugar deserto e ali orava. Simão e os seus companheiros o procuravam ansiosos e, quando o acharam, disseram-lhe: “Todos te procuram”. Lucas 11,9-13 – Também eu vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo aquele que pede, recebe; o que busca, acha; e o que bate se abrirá. Quem de vós, sendo pai, se o filho lhe pedir um peixe, em vez de peixe lhe dará uma serpente? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem! Mateus 18, 19-20 – Também digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles. João 17, 9; 15-21 – Eu rezo por eles, não rezo pelo mundo, mas pelos que me deste, por que são teus. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, ó Pai, és em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós e para que o mundo creia que tu me enviaste. Papa Francisco "O primeiro dever na vida é este: a oração. Mas, não a oração de palavras, tais como papagaios, mas a oração com o coração: olha para o Senhor, ouve o que diz o Senhor, suplica ao Senhor. Sabemos que a oração faz milagres." Quando nós rezamos corajosamente, o Senhor nos dá a graça, mas também se dá a si mesmo na graça do Espírito Santo, isto é, ele mesmo! Mas o Senhor nunca envia uma graça por carta ou por um e-mail. A porta é Ele! Ele é a graça! O que nós pedimos é um pouco como [risos] ... é o papel que envolve a graça. Mas a verdadeira graça é Ele, que vem para trazer-me a graça. É Ele. Quando rezamos com confiança, recebemos o que pedimos, mas também o que é mais importante: o Senhor." "Uma oração confiante, lutando para chegar a esse milagre, não essas orações para desencargo de consciência como quando digo eu vou rezar por você e rezo um Pai Nosso, uma Ave Maria e me esqueço. Não: oração confiante, como a de Abraão que que implorou ao Senhor para salvar a cidade, como a de Moisés que embora cansado, mantinha os braços levantados orando ao Senhor, como a de tantas pessoas que têm fé. Com fé rezem, rezem. A oração faz milagres, mas temos que acreditar! Eu penso que nós podemos fazer uma bela oração ... e dizer-lhe hoje, durante todo o dia: “Senhor, eu creio, ajuda a minha incredulidade”... e quando nos pedem para orar por muitas pessoas que sofrem em guerras, todos os refugiados, todos os dramas que a sociedade está vivendo agora, rezar com o coração voltado para o Senhor. Faça isso: “Senhor, eu creio. Ajuda a minha incredulidade ", que também está em minhas orações”. Façamos isso hoje. " Rezemos com Madre Clélia “Ó meu Deus, meu Criador e Supremo Senhor, se me fizestes unicamente vossa, que meu empenho seja aquele que é meu único bem: servir-vos, louvar-vos e amar-vos!” (PM 516) “Dá-me, Ó Jesus, um grande espírito de vida interior, a fim de que minha alma esteja continuamente imersa pelas constantes imolações, consumindo-se sobre o altar do meu pobre coração” (PM 534) “Meu Jesus, se te desagradei em qualquer coisa, faze o favor de repará-la e dá-me luz para que eu não faça outra vez senão tua vontade” (PM 509) -------- Como é a minha oração? Dedico tempo para rezar? A oração modifica minha vida? Tem coerência o que rezo com minha vivência? -------------- Em cada oração que fazemos não nos esqueçamos de agradecer a Deus: a sua generosidade é infinita. Sem Ele não somos nada.



GFASC: um caminho na descoberta do amor ao Coração de Jesus, guiado por Madre Clélia Merloni.

II Triênio Ano A

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus  se abre aos leigos.
Reflexão 1
A razão para a escolha deste triênio 2013-2016 – é redescobrir a origem do GFASC, 20 anos após a sua fundação. A inspiração ocorreu num sonho em 1993. A fundação e os primeiros passos em 1994. E, toda difusão a partir de 1995, 1996...

SONHO GFASC

No ano de 1993 eu participei dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, na cidade de Itaici, São Paulo - Brasil, como um presente para celebrar meus 25 anos de Vida Consagrada.

Eu fui para os Exercícios Espirituais com uma preocupação do que eu poderia oferecer a família do Sagrado Coração de Jesus a qual sou consagrada.

Na terceira semana dos Exercícios, eu tive um sonho:
Enquanto eu estava caminhando em uma calçada estou diante de uma família em necessidade. A mãe deitada no chão e ouvi um choro de bebê. Eu andei,  levantei o cobertor, ela havia dado a luz  um lindo bebê ... ele olhou para mim com os dois olhos negros lindos, fiquei comovida o olhar desta criança ficou impresso em meu coração, em minha alma, em minha mente.
Fui correndo para chamar uma enfermeira e voltei rapidamente com duas irmãs de enfermagem para ajudar a fazer o parto, mas quando chegamos, eu acordei com o bebê chorando no quarto. Olhei para o relógio era meia-noite. Eu acordei com uma grande alegria no meu coração e eu comecei a escrever sobre a experiência do sonho.

Fui invadida por uma grande luz espiritual, como um rio, o Senhor me disse que eu deveria fazer com as famílias.
Nasceu uma coisa nova. Eu tenho o nome GFASC (Grande Família do Sagrado Coração (F) e da Família (A) dos Apóstolos.
Eu comecei a escrever uma carta de convocação, os objetivos e toda a estrutura do grupo nasceu.

Eu compartilhei minha experiência com o orientador dos Exercícios Espirituais, Padre Claudio Pires, um Sacerdote Jesuíta. Ele me pediu para orar muito, antes de começar a formar o grupo.

De volta a Província do Paraná, eu compartilhei com o Provincial, Ir. Alice Reginato esta minha grande alegria. Ela também me pediu para orar por um ano e assim eu fiz. Depois disso, em uma reunião do Conselho Provincial da Província do Paraná contei a experiência irmãs, anunciei meu desejo de começar o grupo com as famílias, partilhando com elas a espiritualidade do Sagrado Coração e do carisma de Madre Clélia Merloni, nossa fundadora.

E, com coragem e confiança, eu comecei, enviando o convite às famílias já consagrados ao Sagrado Coração de Jesus, pertencentes a Escola Santa Teresinha do Menino Jesus, da comunidade à qual eu pertencia.

No dia marcado vieram para o encontro 60 famílias, sendo que destas 30 iniciaram o caminho. Com estas 30 famílias começaram a se multiplicar os grupos.

Hoje, em 2013, temos 85 grupos na Itália, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Albânia, Benin, Filipinas, México, EUA.

Minha grande alegria é que tantas famílias estão vivendo a experiência da consagração ao Coração de Jesus e da entronização  da imagem do Sagrado Coração de Jesus na família e conhecendo Madre Clélia Merloni, como Mãe, Mestra e Guia no caminho espiritual.

O GFASC começou no ano de 1994, ano em que o Instituto comemorou 100 anos de vida.

A criança chamada GFASC cresce é uma grande esperança para as famílias! (Ir. Marta Dalcin)

-------

Livrinho do GFASC
No XV Capítulo Geral das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, realizado no mês de julho de 2004, em Rocca di Papa - Roma, foi tratado com grande interesse e profunda reflexão sobre o tema  do envolvimento dos leigos na espiritualidade do Instituto, segundo o carisma Madre Clélia: "Vamos incentivar e levar adiante com zelo apostólico e fidelidade criativa o caminho do GFASC e outros grupos que se inspiram na espiritualidade cleliana.
A Grande Família do Sagrado Coração formado por leigos que querem viver esta espiritualidade é guiado por Madre Clélia a qual indica em primeiro lugar o Sagrado Coração de Jesus, Ele é o Mestre supremo: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração "(Mt 11:29)

Madre Clélia
“O nosso deve ser acesso de zelo, como é acessa a locomotiva do trem, que pela força do calor arrasta atrás de si todos os vagões a ela atrelados.” (PM 114).

“Tu me dizes que queres amar a Jesus com um grande amor. Tudo bem. Lembre-se, contudo, que este santo desejo não é seu, mas lhe foi dado por Jesus... não é só porque você O ama com um amor generoso e cheio de sacrifícios. Se você realmente ama a Jesus deve trabalhar para a sua glória.” (PM 82).

Palavra de Deus
“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que possais discernir a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,2).

Palavras do Papa Francisco
“ A nossa vida é um caminho e quando paramos, ela não anda. Devemos caminhar sempre, na presença de Deus, na luz de Deus, procurando viver com a inocência que Deus pediu a Abraão, quando lhe fez sua promessa.” (Homilia, 14 março 2013).
--------

= Você se lembra como foi chamado para participar do GFASC?
= Sua vida é coerente com a proposta de Jesus manso e humilde de coração a exemplo de Madre Clélia?
= Concretamente como você pode envolver-se mais neste novo triênio?
--------------

 “Vos abençôo com 100 corações e vos fecho com dupla chave no Coração de Jesus!”
(Madre Clélia)